quarta-feira, 19 de julho de 2006

Sinal fechado

Concorrendo no V Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em novembro de 69, Paulinho da Viola ganhou o primeiro lugar com “Sinal Fechado”. Na verdade, o resultado surpreendeu muita gente que esperava uma repetição do acontecido no festival anterior, quando ganhou uma composição tropicalista.

Mas deu “Sinal Fechado”, o que até provocou certa polêmica, com parte da crítica discordando do resultado. Esta canção, bem diferente de tudo o que Paulinho havia feito até então, seria, segundo ele próprio, uma consequência de contatos que mantivera “com músicos mais recentes” como “Caetano, Gil, Chico e Edu”, entre outros.

“Fiz uso”, esclarece o compositor, “de melodia simples, de harmonias simples, onde acrescentei todos os acordes uma segunda menor, buscando o clima angustiante vivido pelos personagens da música”. Daí a letra meio vanguardista que comenta a melodia: “Olá, como vai? / (...) / tudo bem, eu vou indo correndo pegar meu lugar no futuro. E você? / tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranquilo, quem sabe?...”

Podendo ser classificada como uma discreta canção de protesto, “Sinal Fechado” foi lançada pelo autor num compacto simples no final de 69, tendo sido incluída e dado título, cinco anos depois, a um elepê de Chico Buarque em que ele gravou música alheia, em razão da atuação da censura que vetava toda a sua produção (A Canção no Tempo – Vol.2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Sinal Fechado (1969 ) - Paulinho da Viola - Intérprete: Paulinho da Viola

Compacto duplo: Sinal Fechado / Título da música: Sinal Fechado / Paulinho da Viola (Compositor) / Paulinho da Viola (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1969 / Nº Álbum: 7BD-1190 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Canção / MPB / Festivais.

Em Em/G Em Em/G F#/4-/7
F#/4-/7/C# F#/4-/7 F#/4-/7/C#
Am Am/C B7 B7/F# Em
Em/D F#/4-/7 F#/4-/7/C#
F#/4-/7 F#/4-/7/C#
F F
Em Em/G Em Em/G
Olá, como vai ?
F#/4-/7 F#/4-/7/C# F#/4-/7 F#/4-/7/C#
Eu vou indo e você, tudo bem ?
Em Em/G
Tudo bem eu vou indo correndo
Em Em/G      
Pegar meu lugar
F#/4-/7 F#/4-/7/C# F#/4-/7 F#/4-/7/C#
no futuro, e você ?
Am Am/C
Tudo bem, eu vou indo em busca
B7 B7/F#           Em Em/D
De um sono tranquilo, quem sabe ...
F#/4-/7 F#/4-/7/C#
Quanto tempo... pois é...
F#/4-/7 F#/4-/7/C# F F
Quanto tempo...
Em              Em
Me perdoe a pressa
Am       Am/G   D/F#
É a alma dos nossos negócios
G
Oh! Não tem de quê
C         C#°       C°
Eu também só ando a cem
Am         Am/G     D/F#
Quando é que você telefona ?
G                    G
Precisamos nos ver por aí
C              C
Pra semana, prometo talvez nos vejamos
C#°  C°
Quem sabe ?
C#°                  C°
Quanto tempo... pois é... (pois é... quanto tempo...)
Em Em/D C B7
Em                         Em/D
Tanta coisa que eu tinha a dizer
C B7
Mas eu sumi na poeira das ruas
Em                     Em/D
Eu também tenho algo a dizer
C B7
Mas me foge a lembrança

Am         Am/G          D/F#
Por favor, telefone, eu preciso
G          C
Beber alguma coisa, rapidamente
C#°
Pra semana
C°
O sinal ...
C#°
Eu espero você
C°
Vai abrir...
C#°              C°
Por favor, não esqueça,
Adeus...
( C#° C° )Até o fim
(Vocal até o final...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário