terça-feira, 5 de setembro de 2006

Ando meio desligado

A canção “Ando Meio Desligado” abriu A divina comédia ou ando meio desligado, o terceiro elepê de Os Mutantes. Formado originalmente por Rita Lee e os irmãos Arnaldo e Sérgio Dias Baptista, este grupo fez a ponte entre o tropicalismo e o então nascente rock brasileiro.

Incluída inicialmente no repertório do espetáculo “Planeta dos Mutantes”, a composição teve que ser retirada porque estava inscrita no IV FIC, cujo regulamento exigia ineditismo. Segundo Carlos Calado, no livro A divina comédia dos Mutantes, “Ando Meio Desligado” “foi composta quase na marra”, pois os três não dispunham de “nada muito interessante na gaveta” a poucos dias do encerramento das inscrições.

Assim, prossegue Calado, “tinham acabado de fumar um baseado no quarto do Sérgio, quando ele mostrou a primeira parte de uma melodia, que logo ganhou uma linha de baixo inspirada em ‘Time of the Season’, hit do conjunto inglês The Zombies”. Então Rita fez a letra, com a colaboração de Arnaldo.


Mas, apesar de seu início vinculado à sensação de desligamento produzida pela maconha (“Eu nem sinto meus pés no chão / olho e não vejo nada”), “Ando Meio Desligado” é na verdade uma canção de amor, digamos, à moda de Os Mutantes, sendo sua letra uma das mais românticas do grupo: “Eu só penso se você me quer / eu nem vejo a hora de lhe dizer / aquilo tudo que eu decorei / e depois do beijo que eu já sonhei / você vai sentir, mas, por favor / não leve a mal...”.

Décima colocada no FIC, a canção ganhou uma versão em inglês, intitulada “I Feel a Little Spaced Out”, gravada pelo próprio grupo em 1970, mas não lançada até 1995 (A Canção no Tempo – Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Ando Meio Desligado (1969) - Sérgio Dias Baptista, Rita Lee e Arnaldo Dias Baptista

LP A Divina Comédia Ou Ando Meio Desligado / Título da música: Ando Meio Desligado / Arnaldo Baptista (Compositor) / Rita Lee (Compositora) / Sérgio Dias (Compositor) / Os Mutantes (Intérprete) / Gravadora: Polydor / Ano: 1970 / Nº Álbum: LPNG 44.048 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Canção / MPB / Festivais.

(Bm7 E7)       (Bm7 E7)
Ando meio desligado
Bm7  E7         Bm7   E7
Eu nem sinto meus pés no chão
Bm7 E7          Bm7  E7
Olho e não vejo nada
Bm7 E7           Bm7   E7
Eu só penso se você me quer  
A                         Bm7
Eu não vejo a hora de lhe dizer
A
Aquilo tudo que eu decorei
Bm7
E depois o beijo que eu já sonhei

Você vai sentir, mas...
A   G  A              Bm7
Por favor, não leve a mal
G   A                 Bm7
Eu só quero que você me queira
(Bm7  E7)
Não leve a mal

Nenhum comentário:

Postar um comentário