domingo, 2 de julho de 2006

Luis Miguel


Luis Miguel, ou Luis Miguel Gallego Basteri, nasceu em Porto Rico em 1970. É filho de uma cantora italiana (Marcela Basteri) e de um guitarrista espanhol (Luis Gallego). Aos doze anos de idade grava seu primeiro disco e aos quinze recebe seu primeiro “Grammy”. Quando completou sua maioridade adotou a nacionalidade mexicana, entregando uma carta ao então presidente Carlos Salinas de Gortari.

Em 1987 grava 'Soy como quiero ser', com a colaboração de Juan Carlos Calderón. Por este trabalho recebe oito discos de ouro e cinco de platina, começando assim sua fama em toda a América Latina. E no ano seguinte 'Un hombre busca una mujer', com o que realiza uma completíssima viagem por todo o continente americano.

Em 1990 recebe o prêmio World Music Awards, convertendo-se no primeiro artista latino a receber este apreciado galardão. Lança seu novo disco '20 años'. No ano seguinte grava 'Romance', uma troca em seu estilo musical, com o que vende quase oito milhões de discos em todo o mundo.

Em 1993 grava 'Aries', para o que se rodeia de grandes compositores. Este disco lhe leva a realizar uma grande viagem pelos Estados Unidos e América do Sul. Também recebe um novo prêmio “Grammy” como melhor disco latino de 1993. Em 1994 sai seu 'Segundo romance' e um ano mais tarde recebe um novo Grammy e um segundo prêmio World Music Award, outorgado ao melhor cantor latino do ano. Colabora com Frank Sinatra em um tema do álbum 'Duets II' e no tema principal do filme 'El jorobado de Notre Dame'.

Em 1997 grava 'Romances', um novo sucesso deste grande e jovem intérprete.

Luis Miguel já é considerado um dos cantores latinos mais importantes de um gênero lindo e romântico que já estava quase esquecido: o bolero. Com mais de 47 milhões de discos vendidos, revitalizou lindas canções antigas como: "No Me Platiques Más", "No Sé Tú", "Somos Novios", "El Día Que Me Quieras", "Por Debajo de la Mesa", "El Reloj"... e muitas mais.


Acesse aqui a relação de compositores e intérpretes de bolero

Bolero: Letras, Cifras e Músicas

Saiba sobre as origens do bolero


Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário