quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Carmen Barbosa

Carmen Barbosa, cantora, nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 4/9/1912 e faleceu em 3/9/1942. Começou na Victor, como corista de gravações. Influenciada pelo estilo de Carmen Miranda, teve sua oportunidade quando, em 1934, foi chamada para substituir uma cantora. A partir daí, assinou contrato e passou a gravar.

Deixou 14 discos com 27 músicas, lançadas entre meados de 1935 e junho de 1940 na Columbia (1935), RCA Victor (1937), Odeon (1937) e Columbia (1937-1940).

Foi muito apoiada por Benedito Lacerda, que com sua flauta está presente em quase todas as suas gravações, sendo o compositor da maioria das músicas interpretadas por ela.

Entre seus maiores sucessos estão Palmeira triste, samba-canção de Herivelto Martins, e No picadeiro da vida, samba de Herivelto Martins e Benedito Lacerda. CD: Orlando Silva, Carmen Barbosa e Araci de Almeida, 1991, Revivendo CD-012.

Excertos de uma entrevista concedida por Carmen Barbosa à revista Carioca, num dos seus números de 1938: "Foi na Victor que eu comecei. Era corista de gravações. Sempre tive ótimo ouvido e aprendia, com facilidade, os sambas lançados em primeira mão. Passei uma porção de tempo nessa vida. Não me davam nenhuma oportunidade. Aborreci-me lá. Vim para a rua... Vivi a vida amarga dos chômerus" (operários sem trabalho) do rádio. De estúdio em estúdio, cantando em audições experimentais, para diretores apressados e distraídos. Vida de cachorro, sabe?"

Um dia, em 1934, uma cantora, Madelou Assis, faltou e Carmen foi chamada para substituí-la. Assinou contrato, passou agravar. A entrevista termina: "em casa tem sete irmãs. Entretanto, os vizinhos nunca reclamaram. Ela, é a única que canta".


Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora; Revivendo Músicas - Biografias.

2 comentários:

  1. Gostaria que fosse publicada aqui no Cifrantiga a marchinha 'Quando a violeta se casou", de João de Barro (Braguinha), Alberto Ribeiro e Alcyr Pires Vermelho, sucesso de Cármen Barbosa no carnaval de 1940, e também gostaria que o áudio em mp3 da gravação me fosse envciado para meu email: samafil@bol.com.br. Obrigado! SAMUEL MACHADO FILHO - Ribeirão Bonito, SP.

    ResponderExcluir
  2. tem um nome lindo ,igual ao meu!!!
    tambem me chamo Cármen Barbosa!!!

    ResponderExcluir