terça-feira, 3 de outubro de 2006

Esteban Taronjí

Esteban Taronjí, compositor, nasceu em Arecibo, Porto Rico, em 31 de dezembro de 1909, e faleceu em San Juan, aos 16 de março de 1986. Diferente da maioria dos compositores da música popular porto-riquenha, Esteban Taronjí não foi um autor prolífico.

Seu legado musical é pequeno se compararmos com um Rafael Hernández, Pedro Flores, Bobby Capó, Tite Curet Alonso e outros nomes famosos. Seu caso se constitui no exemplo que diz “que quantidade não significa qualidade”.

Porque esse talentoso compositor não necessitou criar uma vasta obra para merecer um lugar entre os grandes de seu país. Seu nome está muito ligado a de Felipe Rodríguez «La Voz» – o cantor de mais sucesso em Porto Rico e Nova York durante a década de 50 e início dos anos 60.

Entre suas obras destacam-se: Los Reyes no llegaron (1952); Amor robado (1953); Beso borracho e Perderte y morir (1954); Me salvas o me hundes (1955); Te voy a hacer llorar (1956); Insaciable (1957); Debo y pagaré (1959); Marejada (1961) e Cataclismo (1963).

Veja também

Agustín Lara
Altemar Dutra
Armando Manzanero
Bolero, O
Bolero, A história do
Bolero, Cifras e letras de
Canções Latinas, Cifras
Gregorio Barrios
Lucho Gatica
Luis Miguel
Mario Clavell
Rafael Hernández
Roberto Yanés
Trío los Panchos
Trio Yrakitan


Fonte: Traduzido parcialmente do espanhol e reduzido. Autor: Miguel López Ortiz (Fonte: Fundación Nacional para la Cultura Popular - Puerto Rico)
Postar um comentário