quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Manuel Álvarez

Manuel Álvarez (Manuel Álvarez Rentería), conhecido pelo apelido de “Maciste", nasceu em Tequila, Jalisco, México, em oito de agosto de 1892 e faleceu na Cidade do México em 13 de outubro de 1960. Desde pequeno mostrou um extraordinário apego ao violão e por fim teve domínio sobre o difícil instrumento, mediante estudos que realizou na cidade de Mérida, Yucatán.

Suas atividades profissionais como violinista e cantor se iniciaram na Cidade do México, se especializando em cantar tangos.

Logo depois começou a compor e sua primeira canção foi Ojos Rojos, a que se seguiu muitas outras, algumas que mencionaremos como La Golfa, Paris, Fíjate cómo hablas e Manos blancas. Mas as mais conhecidas e famosas do seu repertório são: Angelitos negros, Virgencita de Talpa e Me sobra corazón.

Atuou, também, em vários filmes americanos produzidos em Hollywood, entre eles, La luciérnaga, Sólo los ángeles tienen alas, Viva Villa, e La Audacia de Pablo Bragaza.

Quando regressou ao México se incorporou ao cinema nacional, estréiando com o filme La hora de la verdad, onde cantou sua composição Adiós de un Torero, dedicada à Pepe Ortiz.

Na rádio trabalhou longos anos, e em seus programas lançou muitas de suas composições, e por mais de três anos consecutivos, cantando noite após noite, manteve seu programa "Una guitarra en la noche", que era transmitido através do sinal da XEW.


Acesse aqui a relação de compositores e intérpretes de bolero

Bolero: Letras, Cifras e Músicas

Saiba sobre as origens do bolero


Fontes: Fonografo; Alvarez_Renteria_Manuel. Tradução: Everaldo J Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário