quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Zinha

Zinha (polca, 1907) - Patápio Silva

Altamiro Carrilho sobre o estilo de Patápio como compositor: "...Ele não chegou a criar um estilo próprio. Baseou-se em autores mais antigos, como Schumann e Bach. Em cada música que compunha dava um toque diferente, com inspirações diferentes, ora no barroco, ora no rococó, e assim por diante. Pelo que a gente sente ao conhecer a obra de Patápio, ele gostava de tudo.

Desde a música popularesca dos tambores africanos até o erudito. Ele tinha todo tipo de influência. Fazia polcas, que vinham da Tchecoslováquia, mas também ouvia lundus, maxixe. "Zinha", por exemplo, é uma polca, tem característica de música de salão, lembra um minueto. Patápio não chegou a fazer muitos choros, que seria um gênero mais brasileiro..".

Gravação de Patápio Silva na Casa Edison de sua polca Zinha, lançada em 1904:

Disco selo: Odeon Record / Título da música: Zinha / Patápio Silva (Compositor) / Patápio Silva [Flauta] Intérprete) / Piano (Acomp.) / Nº do Álbum: 10011 / Nº da Matriz: #R-33 / Lançamento: 1904 / Gênero musical: Polca / Coleção de fontes: Nirez, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi




Fonte: Altamiro fala sobre Patápio Silva - www.altamirocarrilho.com.br - 18/10/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário