domingo, 9 de abril de 2006

Airton Amorim

Airton Amorim (Airton Amorim de Macedo), compositor, nasceu em Maceió AL 8/9/1921. Aos seis anos foi morar no Rio de Janeiro RJ, onde, em 1941, passou a trabalhar como discotecário da Rádio Cruzeiro do Sul, função que também desempenhou mais tarde nas rádios Eldorado, Mundial e Tamoio, do Rio de Janeiro.

Projetou-se como compositor de Carnaval, destacando-se com Madalena (com Ari Macedo), samba gravado por Linda Batista e que se tornou popular no Carnaval de 1951. No ano seguinte, repetiu o sucesso com o samba Me deixa em paz (com Monsueto), também gravado por Linda Batista.

No Carnaval de 1955, obteve sucesso com outra música de sua autoria, em parceria com Mirabeau, a marchinha Tem nego bebo aí. Em 1971 sua música Me deixa em paz foi redescoberta e gravada por Milton Nascimento no LP da Odeon Clube da Esquina.

Obras

Madalena (c/Ari Macedo), samba, 1951; Me deixa em paz (c/Monsueto), samba, 1952; Tem nego bebo aí (c/Mirabeau), marcha, 1955; Vai que depois eu vou (com Zé da Zilda, Zilda do Zé e Adolfo Macedo), samba, 1955.


Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha, SP, 1998.
Postar um comentário