quinta-feira, 4 de maio de 2006

Cabelos brancos

Herivelto Martins
Lançado para o carnaval de 49, "Cabelos Brancos" acabou por se consagrar como um clássico de meio-de-ano. Isso aconteceu, principalmente, em razão da tristeza de sua melodia e do sentimentalismo exagerado de sua letra, bem mais adequados à forma do samba-canção. Na verdade, esta composição é mais um exemplar da série de sambas que Herivelto Martins fez ao final dos anos quarenta, cuja tônica é sempre uma chorada dor-de-cotovelo - "Não falem dessa mulher perto de mim / Não falem pra não aumentar minha dor...".

Gravado inicialmente pelos Quatro Ases e um Coringa, "Cabelos Brancos" tem outros intérpretes como Nelson Gonçalves, Sílvio Caldas, Roberto Silva, etc.

Cabelos brancos (samba, 1949) - Marino Pinto e Herivelto Martins

Disco 78 rpm / Título da música: Cabelos brancos / Autoria: Martins, Herivelto (Compositor) / Pinto, Marino (Compositor) / Quatro Ases e um Coringa (Intérprete) / Conjunto (Acompanhante) / Medeiros, Geraldo (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1948 / Nº Álbum 12909 / Lado A / Lançamento: 1949 / Gênero musical: Samba


----------Em--------- Gb7--- B7----- Em
Não falem desta mulher perto de mim
----------Dm7------------ G7--------- C
Não falem pra não lembrar minha dor
-----------B7 ------------------Em
Já fui moço, já gozei a mocidade
-------------------Gb7 -----C7 ----B7
Se me lembro dela me dá saudade
-------Am ------------B7 ----------Em ----Em/D
Por ela vivo aos trancos e barrancos
----------------------C7
Respeitem ao menos
--------B7 -------------Em
os meus cabelos brancos

Gbm7/-5------------ B7 ----------Em
Ninguém viveu a vida que eu vivi
---------E7------------------------- Am
Ninguém sofre na vida o que eu sofri
-------------------B7
As lágrimas sentidas,
--------Em ----------Em/D
os meus sorrisos francos
--------Gb7
Refletem-se hoje em dia
---------C7 ------------B7 ------E7
nos meus cabelos brancos

--------Am----------- C/D----------- G7
E agora, em homenagem ao meu fim
Gbm7/-5 --------------B7------------ Em
Não falem desta mulher perto de mim



Fontes: Instituto Moreira Salles - Acervo musical; A Canção no Tempo - Volume 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário