terça-feira, 23 de maio de 2006

Manhã de Carnaval

Luiz Bonfá - 1962
Quando Sacha Gordine resolveu filmar a peça “Orfeu da Conceição” (filme que se chamaria “Orfeu do Carnaval”), exigiu que fosse criada uma nova trilha sonora, especialmente para a produção. Motivo: o francês queria faturar em cima da edição das músicas.

Dessa trilha destacaram-se os sambas “A Felicidade” e “Manhã de Carnaval”, duas canções que se tornaram clássicos do repertório internacional. Aliás, “Manhã de Carnaval” se tornaria um dos temas brasileiros preferidos na área do jazz, com dezenas de versões gravadas por grandes músicos do gênero, sob o inacreditável título de “A Day in the Life of a Fool”.

Formada por sugestão de Rubem Braga, a dupla Luís Bonfá-Antônio Maria compôs “Manhã de Carnaval” e “Samba de Orfeu”, na realidade temas instrumentais já existentes, que Maria demorou a letrar, para a aflição de Bonfá que tinha compromissos profissionais a atender nos Estados Unidos. Uma bonita composição, “Manhã de Carnaval” tem os compassos iniciais semelhantes aos do tema do terceiro movimento da “Humoresque em Si Bemol, opus 20”, de Robert Schumann. (A Canção no Tempo - Vol.2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).

Manhã de Carnaval (samba, 1959) - Luiz Bonfá e Antônio Maria - Interpretação: Agostinho dos Santos

Disco 78 rpm / Título da música: Manhã de carnaval / Maria, Antônio (Compositor) / Bonfá, Luiz, 1922- (Compositor) / Santos, Agostinho dos (Intérprete) / Orquestra RGE (Acompanhante) / Simonetti (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: RGE, Indefinida / Nº Álbum 10173 / Gênero musical: Samba canção.

Gm7         Cm7 D7   Gm7   Cm7  D7
Manhã tão boni- ta manhã
Gm7      Cm7 F7    Bbmaj7 Bmaj9 Dm7/-5 G7
Na vida uma no- va canção
       Cm7          F7
cantando só teus olhos
       Bbmaj7    Gm7
teu riso e tuas mãos
   Adim       D7/+9 Adim
pois há de haver um dia      
  Gm7 Cm7 D7
em que virás

     Gm7       Cm7 D7 Gm7 Cm7 D7
Das cordas do meu violão  
   Dm7/-5  G7       Cm7
que só teu amor procurou
Adim Gm7       Bbm6      D7/A  D7/+9 Adim
vem uma voz  falar dos beijos perdidos
           Gm7
nos lábios teus

        Cm7     Bbmaj7 Ebmaj7  Dm7
canta o meu coração alegria voltou
Cm7     Adim       Ebmaj7 Gm9
tão feliz a manhã desde amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário