domingo, 18 de junho de 2006

Você abusou

A dupla baiana Antônio Carlos (Antônio Carlos Marques Porto) e Jocafi (José Carlos Figueiredo) existia havia três anos, quando se mudou para o Rio de Janeiro, contratada pela RCA em 1971. A mudança deu sorte, pois meses depois eles alcançavam as primeiras colocações nas paradas de sucesso com “Você Abusou”: “Você abusou / tirou partido de mim, abusou / tirou partido de mim, abusou / tirou partido de mim, abusou...”

Um sambinha despretensioso, que acentua sua despretensão na própria letra (“se o quadradismo dos meus versos / vai de encontro aos intelectos”), “Você Abusou” acabou se tornando uma espécie de composição-padrão no repertório de Antônio Carlos e Jocafi. Esse padrão seria utilizado em sucessos como “Desacato” e “Teimosa”, dando, porém, a essas e outras canções uma impressão de repetição, de coisa já ouvida.

Mas “Você Abusou” ultrapassou fronteiras, tendo um sucesso extraordinário na França (com o título de “Fais Comme l’Oiseau”) e outros países europeus, sucesso que se estendeu a países asiáticos, como o Japão, onde seus autores ganharam um segundo lugar no World Popular Song Festival, realizado em 1974, com a canção “Diacho de Dor”, O curioso é que Antônio Carlos e Jocafi parece que não faziam a princípio muita fé em “Você Abusou”, acreditando mais em “Mudei de Idéia”, que deu título ao seu primeiro elepê (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).

Você Abusou (1971) - Antônio Carlos e Jocafi - Interpretação: Antônio Carlos e Jocafi

LP Antonio Carlos & Jocafi ‎– Mudei De Idéia / Título da música: Você Abusou / Jocafi (Compositor) / Antônio Carlos (Compositor) / Antônio Carlos e Jocafi (Intérprete) / Gravadora: RCA Victor / Ano: 1971 / Nº Álbum: BSL 1547 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba / MPB.

A7+     E/G#  Em/G  F#7
Você abusou
Bm/F#                 D        Dm7  E7
Tirou partido de mim, abusou
A7+               E/G#     Em/G  F#7
Tirou partido de mim, abusou
Bm7                 D       E7/9-  E7
Tirou partido de mim abusou

Am
Mas não faz mal
Am/G          Dm7 F
É tão normal ter desamor
G/F          C/Bb
É tão cafona sofrer dor
C/E
Que eu já nem sei
Bm7/5-  F             E7            Am
Se é meninice ou cafonice o meu amor
Am/G                       Dm/F
Se o quadradismo dos meus versos
G/F            C/Bb
Vai de encontro aos intelectos
F7+               Bm5-/7            E7 
Que não usam o coração como expressão

A7+  E/G#  Em/G  F#7
Você abusou...

Am                             Am/G       Dm/F
Que me perdoem, se eu insisto neste tema
G/F            C/Bb
Mas não sei fazer poema
C/E                         Bm7/5-       E7
Ou canção que fale de outra coisa que
Am
Não seja o amor
Am/G                   Dm/F
Se o quadradismo dos meus versos
G/F             C/Bb
Vai de encontro aos intelectos
F7+          Bm7/5-             E7
Que não usam o coração como expressão

A7+  E/G#  Em/G  F#7
Você abusou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário