segunda-feira, 19 de junho de 2006

Sonho meu

Ivone Lara
Compositora formada na tradição do jongo e do partido alto, que aprendeu com os sambistas da Serrinha, subúrbio do Rio, Dona Ivone Lara entrou, como foi dito, em 1965 para a ala de compositores de uma escola de samba, setor até então restrito à participação masculina. A partir de então ela ganhou prestígio como autêntica personagem da história do samba, autora e cantora não somente de sambas-enredo, mas de outras modalidades do gênero, figurando entre suas criações “Acreditar”, “Liberdade” e este excelente “Sonho Meu”, premiado como melhor música do ano.

“Sonho Meu” é um samba de melodia e versos apurados, cujo refrão surgiu de repente, numa ocasião em que Dona Ivone estava arrumando a casa: “Sonho meu, sonho meu / vai buscar quem mora longe, sonho meu...” Então, durante uns quinze dias não foi capaz de avançar com a composição, resolvendo convidar o parceiro Délcio Carvalho a fazer o resto da letra, mesmo sem a música. Porém, novamente de forma inesperada, a inspiração voltou, desencantando-se a seqüência da melodia. Em seguida, Délcio completou a letra: “Vai mostrar esta saudade / sonho meu / com a sua liberdade / sonho meu...”

Quando, num clima de mútua admiração, conheceu Maria Bethânia e soube de sua intenção de regravar algum samba seu, ofereceu-lhe vários inéditos, entre as quais “Sonho Meu”, que deveriam ser-lhes mostrados na casa da violonista Rosinha de Valença. Gal Costa também deveria ir a esse encontro, mas faltou, e Bethânia cantou “Sonho Meu”, em dupla com Zizi Possi. Menos de um mês depois, Dona Ivone ouviu surpreendida o seu samba cantado por Bethânia e Gal no rádio. É que ao conhecer “Sonho Meu”, Gal se antecipou a Zizi e o gravou com Bethânia no elepê Álibi (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Sonho Meu (samba, 1979) - Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho - Interpretação de Gal Costa e Maria Bethânia

LP Álibi / Título da música: Sonho Meu / Dona Ivone Lara (Compositor) / Délcio Carvalho (Compositor) / Maria Bethânia (Intérprete) / Gal Costa (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1978 / Nº Álbum: 6349 405 / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Samba.


Tom: A
  

Intro: A  A6

       A   F#7        Bm7
Sonho meu,     sonho meu
        E7
Vai buscar que mora longe
       A
Sonho meu

        F#7                      Bm7
Vai mostrar esta saudade, Sonho meu
       E7                   A
Com a sua liberdade, Sonho meu

        F#7                      Bm7
No meu céu a estrela guia se perdeu
             E7                     A
A madrugada fria só me traz melancolia
       E7
Sonho meu

  Bm7             E7
Sinto o canto da noite
             A
Na boca do vento
 Bm7                E7
Fazer a dança das flores
             A
No meu pensamento

 A7                   D
Traz a pureza de um samba
            Dm                C#m7
Sentido, marcado de mágoas de amor
              F#7              Bm7
Um samba que mexe o corpo da gente
            E7               A
E o vento vadio embalando a flor
       E7
Sonho meu

Nenhum comentário:

Postar um comentário