segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Claudio Estrada


Claudio Estrada (Claudio Estrada Baez) nasceu em Veracruz, em 31 de julho de 1910, e três dias após, seus pais, Tirso Estrada Quezada e Teresa Baez Camacho, o levaram para Cidade do México e o registraram.

Claudio viveu, na capital, seus primeiros dezoito anos. Depois em Jalapa durante vinte anos. Regressou para a Cidade do México, onde residiu até seu falecimento em 1984. Fez estudos de solfejo na Escola de Música da Secretaria da Educação Pública.

Compôs sua primeira canção em 1929 e em 1930 conheceu Mario del Valle e com ele formou um dueto atuando numa feira vestidos como gaúchos. Cláudio tocava violão e Mario cantava. Um ano mais tarde conheceu, nesse local, Mario Moreno, também conhecido como Cantinflas, surgindo uma grande amizade.

Com a construção do Teatro Follies, onde atuaria Cantinflas, foi contratado para compor para algumas revistas. Em 1949 sua canção Contigo, interpretada pelo Trio Los Panchos, se tornou famosa. O México inteiro a cantava.

Posteriormente vieram outros sucessos, como: Una traición, Albricias, Todavía no me muero, Compasión, Yo te quise, e muitas outras, que foram interpretadas por cantores famosos da época.

Postar um comentário