segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Ernesto Duarte

Ernesto Duarte (no teclado, à esquerda) e sua orquestra.


Ernesto Duarte, pianista, compositor, diretor e adaptador de peças teatrais. Nasceu em Matanzas, Cuba, em sete de novembro de 1922 e faleceu em Madri, Espanha, em quatro de março de 1988.

Iniciou estudos de música em sua cidade natal e, ao mudar-se para a capital quando contava com 15 anos, os concluiu no Conservatório Municipal de Havana. Trabalhou como pianista em emissoras de rádio e em 1943 entrou para a orquestra dos Hermanos Lebatard.

Começou a estudar Filosofia e Letras, que não concluiu, mas criou sua própria orquestra que durante a década de 50 foi uma das principais de Cuba. Foi integrada por grandes músicos e cantores, como Rolando Laserie, Fernando Alvarez, Celeste Mendoza, Rolo Martínez e Tata Ramos.

Fundador de gravadoras como a da etiqueta GEMA, com Guillermo Alvarez Guedes, que lançou no mundo do disco importantes cantores como Elena Burke. Autor de boleros como Anda, dilo ya, Codicia, Cómo fue, Ven aquí a la realidad (conhecido também como Bájate de esa nube) e No lo digas.

Postar um comentário