quarta-feira, 12 de abril de 2006

Lucho Gatica

Lucho Gatica (11/08/1928 - 13/11/2018)

Luis Enrique Gatica Silva (Rancagua, 11 de agosto de 1928 - Cidade do México, 13 de novembro de 2018), mais conhecido como Lucho Gatica, "El Rey del Bolero", foi um cantor de boleros e ator chileno. Seus pais eram Agustín Gatica, comerciante e pequeno agricultor, e Juana Silva. Após a morte de seu pai, ocorrida em 10 de fevereiro de 1933, em sua infância passou por muitas adversidades, como seus sete irmãos.

Foi Arturo Gatica, dez anos mais velho e que iniciara a carreira musical por volta de 1938, quem promoveu os primeiros passos musicais do irmão. Lucho Gatica estudou no Instituto O'Higgins de Rancagua, dependente da congregação católica dos Irmãos Maristas, e em 1941 começou a cantar em revistas de ginástica e na rádio Rancagua, em dueto com seu irmão, aos treze anos. Em 1943, gravou o primeiro disco de sua vida: um acetato gravado na mesma rádio com três melodias, uma delas chamada "Negra del alma", e acompanhado pelos violões de dois amigos: Antonio Muñoz e Ernesto Rosson.

Arturo também acolheu Lucho quando chegou a Santiago em 1945, quando foi matriculado no Instituto Alonso de Ercilla, também dependente dos Irmãos Maristas, onde teve entre seus colegas Andrés Zaldívar, futura figura da política chilena. Um ano depois, em 1946, o aluno de Gatica também se matriculou na Escola Industrial nº 2 de Santiago para optar pelo título técnico de mecânico-dentista. Ao mesmo tempo, Arturo levou o irmão à estação da Rádio Minería para apresentá-lo ao locutor Raúl Matas, que ali apresentava o programa La feria de deseos. Aos dezoito anos, Lucho Gatica cantava "Tú, dónde estás".

Em 1949, Raúl Matas conseguiu a sua primeira gravação, em dueto com Arturo Gatica e acompanhamento do Duo Rey-Silva. Os irmãos gravaram quatro músicas em um disco de 78 RPM para a subsidiária chilena do selo Odeon. Estes foram intitulados "El martirio", "Tú que vas vendiendo flores", "La partida" e "Tilín tolón".

Sempre em função paterna, Arturo incitava o irmão a terminar a licenciatura, sendo que de fato o diploma que certifica o seu título de Mecânico Dentário foi-lhe entregue a 31 de julho de 1951, mas o espaço que correspondia à assinatura de “interessado” (requerente do título) foi deixado em branco. A dupla dos irmãos Gatica conseguiu aparecer na capa da revista Ecran em trajes huasos.

Na década de 1950, o Chile experimentou uma mudança musical quando o bolero prevaleceu sobre o tango como gênero musical favorito. Em 1951, Lucho conheceu a vocalista cubana Olga Guillot em Santiago e gravou com a orquestra Don Roy. Seu único álbum com o tema "Piel Canela" (1951), composto pelo porto-riquenho Bobby Capó e gravado pela primeira vez por ele com Sonora Matancera, tornou-se um grande sucesso em toda a América Latina.

Através do locutor Raúl Matas, Lucho Gatica conheceu em Santiago o Trío Los Peregrinos, que apoiou com suas vozes e violões o cantor boliviano Raúl Shaw Moreno, além dos chilenos Fernando Rossi e Pepe González. Gatica decidiu gravar com o apoio do grupo os boleros "Contigo en la distancia", do cubano César Portillo de la Luz, e "Sinceridad" do nicaraguense Rafael Gastón Pérez, para a filial chilena da gravadora Odeon. Mais tarde, Gatica gravou, desta vez com a orquestra do maestro inglês Roberto Inglez, sua versão da canção de Consuelo Velázquez, "Bésame mucho", em 1953, ano em que produziu mais duas canções, "Las muchachas de la Plaza España" e a já referida, "Sinceridad".

Fama internacional

Em 1956, iniciou uma excursão ao exterior que o levou à Venezuela. Em 1957, Gatica decidiu se mudar para o México, país que se tornaria muito importante em sua vida. Lá lançou "No me platiques", "Tú me acostumbraste" e "Voy a apagar la luz", esta última lançada em 1959. Naqueles anos, ele já era tão conhecido no meio artístico dos Estados Unidos que a MGM organizou algumas visitas protocolares com as personalidades do show business mais celebradas do momento em todo o mundo, incluindo Elvis Presley, e o companheiro de boliche Nat King Cole. Em 1958, foi apresentado o seu primeiro álbum em formato LP. Dois de seus três álbuns lançados naquele ano foram compilações de suas gravações mais conhecidas no formato 78 RPM, o terceiro se chamava "Encadenados", que incluía o bolero homônimo. Gatica mais tarde decidiu residir permanentemente no México.

Em 1961, Lucho Gatica começou a apresentar seus primeiros problemas vocais, desgaste que se agravaria nos anos seguintes e que afetaria sua baixa produção discográfica.

Em 1995, recebeu uma grande homenagem em Miami, de vários artistas como Monna Bell, Celia Cruz, Rafael Basurto Lara (Los Panchos), Olga Guillot, Juan Gabriel e José José. Em 1996, atuou como presidente do júri do XXXVII Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, no Chile. Durante este concurso, Juan Gabriel — que participou como artista convidado — voltou a homenageá-lo ao realizar um medley com as populares canções chilenas "Yo vendo unos ojos negros/Ende que te vi".

Últimos anos

Em agosto de 2000, Gatica recebeu uma homenagem em Rancagua, sua cidade natal. Em 2002, Lucho Gatica foi convidado para o XLIII Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, onde recebeu uma homenagem junto com o cantor e compositor Antonio Prieto. Dias depois, em 1º de março, recebeu do governo do Chile a Ordem do Mérito Gabriela Mistral, por sua contribuição à história musical chilena. Nesse mesmo ano, lançou seu álbum de maiores sucessos, "50 Immortal Songs".

Só em 2007 Gatica voltou a se reunir com o público chileno, graças à sua participação como júri no programa de concurso de franquias Cantando por un sueño , transmitido pelo Canal 13 , onde foi novamente homenageado. Nesse mesmo ano, Gatica assinou um contrato de gravação com a gravadora Aurafonic Records para produzir um álbum de vários sucessos e material inédito que, segundo ele, seria seu último álbum, apesar de sua voz já estar em declínio. Em 7 de novembro de 2007, recebeu o "Grammy Latino de Excelência", juntamente com outros artistas de destaque. Em dezembro de 2007, lançou no mercado sua própria linha de vinhos denominada "Lucho Gatica es bolero".

Em 25 de janeiro de 2008, Gatica foi imortalizado em uma estrela (número 2.354) na Calçada da Fama de Hollywood, sendo o segundo chileno — depois de Don Francisco — a receber tal reconhecimento.

Em 2010 participou do álbum Dj Who Presents 2000–2009 de "Dj Who", dividindo o palco com os rappers Anita Tijoux e Solo di Medina em uma nova versão de seu clássico "Only you".

Em 2013, lançou o álbum "Historia de un amor", que traz novas versões de boleros que canta em dueto com figuras do mundo musical, como Laura Pausini, Nelly Furtado e Michael Bublé, entre outros.

Em 2018, por ocasião de seu 90º aniversário, uma estátua de bronze com as figuras de Lucho Gatica e seu irmão Arturo, com pouco mais de dois metros de altura , foi inaugurada no Teatro Regional de sua terra natal, Rancagua.

A morte

O relógio parou para Lucho Gatica pouco depois de completar 90 anos, em 13 de novembro de 2018. O pedido que ele fez naquela que é possivelmente sua música mais icônica, 'El Reloj', se tornou realidade: “Reloj detén tu camino, porque mi vida se apaga”. Com esta idade, Gatica morreu no México, país que o acolheu há meio século e onde desenvolveu a maior parte da sua carreira como cantor e ator, além de construir parte do sucesso que lhe daria o título de 'rei do bolero'.

O bolerista, nascido no Chile em 11 de agosto de 1928, afastou-se dos palcos e da vida pública em seus últimos anos, com o agravamento de sua saúde. Ele se refugiou em sua casa em El Pedregal, um dos bairros mais exclusivos da Cidade do México. Já a sua filha Aída Gatica o tinha dito antes de completar 90 anos, evidenciando o seu declínio progressivo: "A sua vida hoje é muito caseira, muito mimada, longe de todo o sucesso e de tudo o que foi na altura, mas grata e cheia de memórias, de seus netos e de seus filhos. Meu pai está muito tranquilo hoje."

Não foi Aída quem anunciou a partida do pai, mas Luís, outro dos sete filhos que Gatica teve. "Boa Viagem! Te amo", escreveu seu filho e também ator no Instagram na terça-feira, 13 de novembro.

O anúncio da perda deste ídolo se espalhou do México para toda a América Latina e o mundo, porque sem dúvida, embora Gatica seja um dos maiores representantes da música mais profundamente enraizada na idiossincrasia latina, ele também é uma estrela mundial.

Entre todos os lugares onde uma lágrima caiu com a notícia, não havia nenhum como um pequeno ponto no mapa, a cidade de Rancagua, no centro do Chile. Essa cidade de origem mapuche onde nasceu Lucho e onde precisamente neste ano o diretor executivo do Teatro Regional, Cristian Urrutia, anunciou a localização da primeira estátua em todo o Chile em homenagem ao cantor.


Fontes: El Tiempo: Biografia del rey del bolero Lucho Gatica que murió a los 90 anos; Wikipédia en Español: Lucho Gatica.




Acesse aqui a relação de compositores e intérpretes de bolero

Bolero: Letras, Cifras e Músicas

Saiba sobre as origens do bolero

2 comentários:

  1. Como fazer para salvar em DIGITAL MAUSIC PLAYER _DMP as musicas com Lucho Gatica?
    Desde já grato pela atenção

    ResponderExcluir
  2. COMO FAZER A GRAVAÇÃO DAS MUSICAS DE Lucho Gatica para o digital music player?

    ResponderExcluir