terça-feira, 18 de abril de 2006

Meu bem querer

Djavan compôs num momento de amor “Meu Bem Querer”, uma das canções mais importantes de sua carreira. A afirmativa, dele próprio, é justificada pelo fato de que, até 1980, embora suas composições fossem reconhecidas, o seu nome como compositor não o era ainda. Mas, a partir de “Meu Bem Querer”, passou a sê-lo, tendo o compositor, considerado por alguns como revelação da década, entrado para o grupo de elite da MPB.

“Meu Bem Querer” foi feita ao violão e tem melodia muito simples, ressaltando com grande poder de síntese o lado lírico, que conquistou o público: “Meu bem querer é segredo é sagrado / está sacramentado em meu coração / meu bem querer tem um quê de pecado / acariciado pela emoção / meu bem querer, meu encanto / tô sofrendo tanto, amor / e o que é o sofrer / para mim que estou / jurado pra morrer de amor...”

Isso é tudo. Como se vê, são apenas uns poucos versos numa letra sem rodeios ou metáforas, uma declaração de amor que poderia ser o texto de uma simples mensagem de namorados. Gravada no elepê Alumbramento, com um emocionante arranjo de Wagner Tiso, “Meu Bem Querer” foi a grande música do álbum, que tinha duas outras obras-primas, “Lambada de Serpente” e “Sim ou Não”. Ainda o mesmo disco revela personalíssimas invenções rítmicas de Djavan, nas faixas “Aquele Um” e “Sururu de Capote”, que são uma maneira nova de dividir o samba, diferente do que fazem Caymmi e João Gilberto.

Chegando a ser citada como a música do ano, esta composição foi o tema musical da personagem vivida por Vera Fischer na telenovela “Coração Alado”, tendo sido regravada por Zizi Possi e Nana Caymmi, entre outros. Em 1998, com uma nova gravação de Djavan, seria tema de abertura e título de outra telenovela da Globo (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Meu Bem Querer (1980) - Djavan - Intérprete: Djavan

LP Alumbramento / Título da música: Meu Bem Querer / Djavan (Compositor) / Djavan (Intérprete) / Gravadora: EMI-Odeon / Ano: 1979 / Nº Álbum: 064 422859 / Lado B / Faixa 1 / Gênero musical: Canção / MPB.

Tom:G7+

 G7+                C/D         G7+
Meu bem querer, é segredo, é sagrado
C/D               G7+       C/D
Está sacramentado em meu coração
  G7+              C/D         G7+           
Meu bem querer, tem um quê de pecado
 C/D      G7+     D/F#     
acariciado pela emoção
 Em                Bm7           C7+        Cm7
Meu bem querer, meu encanto, tô sofrendo tanto
Bm7      Ebo         Do      A/C# Cm6
Amor, e o que é o sofrer  para mim
 G/B  Am7 G7+
que   estou
     Em       C/D      G7+
Jurado prá morrer de amor

Um comentário: