domingo, 30 de julho de 2006

Andança

“Andança” foi feita na casa de Beth Carvalho, por três jovens que, como ela, iniciavam na época suas carreiras: os compositores Danilo Caymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajós.

Danilo compôs a melodia da primeira parte, Edmundo a da segunda e, novamente Danilo, a da parte que é usada em contracanto, cabendo a Paulinho fazer a letra, que trata da caminhada sem fim de um romântico andarilho:

“No passo da estrada / só faço andar / tenho a minha amada / a me acompanhar / vim de longe, léguas / cantando eu vim / vou, não faço tréguas / sou mesmo assim...”.

Meio samba, meio toada, moderna e bem estruturada, “Andança” mostra certa influência do estilo Milton Nascimento, uma tendência que pode ser observada no final dos anos sessenta, principalmente em músicas concorrentes aos festivais. Aliás, o próprio Milton afirmou em depoimento a Zuza Homem de Mello, em junho de 69: “Não há muita diferença entre minha música e a de Danilo e Dori, porque a gente faz a mesma coisa, de um modo geral. Menos na melodia e na letra, mais na harmonia e no ritmo.” Apresentada por Beth Carvalho e os Golden Boys, “Andança” foi a terceira colocada na parte nacional do III FIC e uma das mais aplaudidas pelo público (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Andança (1968) - Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi - Intérpretes: Beth Carvalho e Golden Boys

LP Andança / Título da música: Andança / Edmundo Souto (Compositor) / Paulinho Tapajós (Compositor) / Danilo Caymmi (Compositor) / Beth Carvalho (Intérprete) / Golden Boys (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Nº Álbum: MOFB 3581 / Ano: 1969 / Lado A / Faixa 6 / Gênero musical: MPB.

Tom: G
Intro: G7M  Eb  G#7  Am7  D7  D

 G7M
Vim tanta areia andei
   Eb7M
Da lua cheia eu sei
  G#7M       Am7  D7  D
Uma saudade imensa
  G7
Vagando em verso eu vim
 Eb7        G#7
Vestido de cetim
               Am7     D7     A    Gm7
Na mão direita rosas          vou leva
  G          G7          G
 Olha a lua mansa a se derramar (me leva amor)
          G7M          A
Ao luar descansa meu caminhar (amor)
              D            D7
Meu olhar em festa se fez feliz (me leva amor)
               C                  Am7  
Lembrando a seresta que um dia eu fiz 
  Cm   Am7     Cm        D     D7     G
(por   onde    for quero ser   seu   par)
 G           G7M            G
Já me fiz a guerra por não saber (me leva amor)
                 G7M             A
Que esta terra encerra meu bem-querer (amor)
           D           D7
E jamais termina meu caminhar (me leva amor)
               C              Am7   
Só o amor me ensina onde vou chegar
  Cm  Am7       Cm        D     D7     G
(por  onde     for quero  ser  seu   par)
 G7M
Rodei de roda andei
  Eb7M            G#7M
Dança da moda eu sei
                Am7      D  D7
Cansei de ser sozinha
 G7M
Verso encantado usei
 Eb7M          G#7M
Meu namorado é rei
                Am7         D7      A    Gm
Nas lendas do cami.i.i.inho        onde andei
G             G7M            G
No passo da estrada só faço andar (me leva amor)
               G7M          A
Tenho a minha amada a me acompanhar (amor)
              D                 D7
Vim de longe léguas cantando eu vim (me leva amor)
            C                 Am7  
Vou e faço tréguas sou mesmo assim 
 Cm  Am7       Cm       D      D7     G
(por  onde    for quero ser   seu   par)
 G           G7M            G
Já me fiz a guerra por não saber (me leva amor)
                 G7M            A
Que esta terra encerra meu bem-querer (amor)
          D             D7
E jamais termina meu caminhar (me leva amor)
              C               Am7    
Só o amor me ensina onde vou chegar 
  Cm  Am7      Cm        D      D7      G
(por onde     for quero ser    seu    par)

             G7M          G
La-laia-lai-a   la-laia-lai-a   (me leva amor)
             G7M           A
La-laia-lai-a   la-laia-lai-a   (amor)
             D              D7
La-laia-lai-a   la-laia-lai-a   (me leva amor)
              C             Am7
La-laia-lai-a   la-laia-lai-a
Cm  Am7      Cm        D      D7     G
Por onde     for quero ser   seu    par

Nenhum comentário:

Postar um comentário