quinta-feira, 9 de março de 2006

Aristides Borges


Aristides Borges (Aristides Manoel Borges), compositor e instrumentista, nasceu no Rio de Janeiro RJ em 30/06/1884 e faleceu em 10/09/1946. Aprendeu a tocar piano com a irmã Albertina, e aos 12 anos já tocava em bailes familiares.


Aos 16 anos empregou-se como aprendiz gráfico na Imprensa Nacional, trabalhando, depois do expediente, como pianista em clubes e festas particulares. A valsa Irene, escrita em 1910 e dedicada a uma sobrinha, foi sua primeira composição.

Em 1912 lançou a valsa Subindo ao céu (gravada depois, entre outros, por Mário Azevedo, Dante Santoro e Luís Gonzaga), um dos seus grandes sucessos, muito executada em salões e como acompanhamento musical nos cinemas.

Compôs mais de 200 músicas entre mazurcas, fox-trots, rag-times, maxixes, marchas e principalmente valsas, a maior parte delas com partituras editadas pelas casas Viúva Guerreiro e Beethoven, do Rio de Janeiro. Teve apenas outras duas de suas composições gravadas: Triste realidade, por Vicente Celestino, e Tenho pensado tanto em ti, por Gilberto Alves.


Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário