sexta-feira, 7 de abril de 2006

Paulo Medeiros

Paulo Medeiros - 1940

Paulo Medeiros (Paulo da Silva Medeiros), compositor e professor, nasceu em Niterói RJ, em 7/10/1911, e faleceu em 16/10/1941. Nasceu no bairro da Ponta de Areia e cursou o ginásio no Colégio Brasil. Depois de concluir a Escola Técnica Fluminense, foi lecionar desenho no Colégio Brasil.


Cantava na roda dos seresteiros da cidade, juntamente com os compositores Almanir Grego, Gomes Filho, Nazaré de Sousa e outros, e nas duas rádios da cidade.

Em seu disco de estréia na Victor, em 1938, Sílvio Caldas gravou suas valsas Falsa felicidade e Sorris da minha dor. No ano seguinte J. B. de Carvalho gravou a canção Tristeza de caboclo (com Sílvio Caldas).

Orlando Silva, em 1941, gravou sua valsa Eu sei (com Antônio Almeida) e, em 1942, a valsa Sorrisos. Dias depois de completar 30 anos de idade, veio a falecer de tuberculose pulmonar.

Em 1943, Orlando Silva gravou seu fox-canção Eu espero; o Trio de Ouro, em 1952, gravou as marchas Toureiro valente (com Herivelto Martins) e Ninguém faz fé (com Ismael Silva) e o samba Ai, favela (com Brasinha).


Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário