sexta-feira, 23 de junho de 2006

Bandeira branca

A era da canção carnavalesca começa em 1917, com o samba “Pelo Telefone”, e termina em 1970 com a marcha-rancho “Bandeira Branca”. Depois desse ano, somente o samba-enredo faria sucesso, limitando-se o repertório tradicional a algumas marchinhas que são revividas pelas orquestras em meio aos bailes de carnaval.

Assim, “Bandeira Branca”, uma composição romântica, de melodia e versos tristes, tornou-se paradoxalmente o último clássico do repertório carnavalesco: “Bandeira branca, amor / não posso mais / pela saudade que me invade / eu peço paz...” Foi também o último sucesso de Dalva de Oliveira (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Bandeira Branca (marcha/carnaval, 1970) - Max Nunes e Laércio Alves - Interpretação: Dalva de Oliveira

LP Bandeira Branca / Título da música: Bandeira Branca / Max Nunes (Compositor) / Laércio Alves (Compositor) / Dalva de Oliveira (Intérprete) / Gravadora: Odeon / Ano: 1970 / Nº Álbum: MOFB 3628 / Lado A / Faixa 6 / Gênero musical: Marcha-rancho / Carnaval.


Em                             Am
Bandeira branca, amor /  Não posso mais
        Em              B7             Em
Pela saudade que me invade  / Eu peço paz

                Am            B7
Saudade mal de amor, de amor / Saudade
        Em                    Am
Dor que dói demais / Vem meu amor
           B7                 Em
Bandeira branca  /   Eu peço paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário