sexta-feira, 23 de junho de 2006

Estão voltando as flores

Helena de Lima
Apesar de ser uma marcha-rancho, “Estão Voltando as Flores” não foi feita para carnaval. Surgiu num momento de euforia de Paulo Soledade em dezembro de 1960, quando, após ter estado convalescente de uma cirurgia de alto risco, sentiu-se completamente recuperado.

Vinte e dois anos depois, em depoimento concedido ao Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, Paulo afirmou: “Foi uma composição que fiz em quinze minutos, sem violão, sem nada, e que representa para todos que a ouvem um hino de recuperação.” Daí os versos e a melodia vibrantes, otimistas que na realidade eram dirigidos à sua mulher: “vê, estão voltando as flores / vê, nessa manhã tão linda / vê, como é bonita a vida / vê, há esperança ainda.”

Mas, como já acontecera a outras canções de sucesso, foi difícil encontrar quem quisesse gravá-la, “Não é comercial”, disseram diretores de gravadoras e cantores a quem a música foi mostrada. O curioso é que todos eram amigos do compositor. Por fim, já desanimado e disposto a bancar o disco, Paulo procurou mais um amigo, o Valtinho da Tonelux, na época dirigindo a gravadora Mocambo, que aceitou o projeto, desde que o autor providenciasse uma cantora sem contrato com outra empresa.

Então, indicada por Marino Pinto, Helena de Lima teve a primazia de lançar “Estão Voltando as Flores”, a melhor canção de Paulo Soledade, segundo ele mesmo (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Estão voltando as flores (marcha-rancho, 1962) - Paulo Soledade - Intérprete: Helena de Lima

Disco 78 rpm / Título da música: Estão voltando as flores / Paulo Soledade (Compositor) / Helena de Lima (Intérprete) / Gravadora: Mocambo / Ano: 1961 / Álbum: 15.339 / Lado A / Gênero musical: Marcha-rancho.

C                      Bb7   A7
Vê, estão voltando as flo....res
Dm                 Ab7    G7
Vê, nessa manhã tão lin....da
C7                F7M
Vê, como é bonita a vi.....da
D7               G7
Vê, há esperança ain......da

C                    Bb7      A7
Vê, as nuvens vão passan......do
Dm                  Ab7      G7
Vê, um novo céu se abrin......do
C7            F7M
Vê, o sol iluminan.....do

Dm        G7        C
Por onde nós vamos indo
Ab                   C7M
Por onde nós vamos indo.

2 comentários: