sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Manuel Esperón


Manuel Esperón, músico, argumentista e ator, nasceu na Cidade do México, México, em três de agosto de 1911. Realizou estudos de desenho, pintura e escultura na Academia de San Carlos, e de música na Escola Superior de Música do Instituto Nacional de Belas Artes. 

Começou sua vida profissional acompanhando cantores como Juan Arvizu e como pianista de cinema mudo (musicando os filmes do Cine Mina). Foi diretor artístico de várias estações de rádio, e assim conheceu cantores famosos como Pedro Infante e Jorge Negrete.

Com a colaboração de Ernesto Cortázar como letrista, Esperón compôs uma grande quantidade de canções famosas, entre elas Ay Jalisco no te rajes, Amor con amor se paga, Cocula, Traigo un amor; e com Pedro de Urdimalas, Amorcito corazón, canções que foram ouvidas em uma infinidade de filmes mexicanos.

Seu trabalho no cinema começou com as canções La mujer del puerto de Arcady Boytler (1933). Desde então, seu nome tem estado ligado a mais de 500 filmes em que participou como músico; além do que, foi também um ator esporádico.


Acesse aqui a relação de compositores e intérpretes de bolero

Bolero: Letras, Cifras e Músicas

Saiba sobre as origens do bolero


Fonte: Academia Mexicana de Artes y Ciencia Cinematograficas. Tradução: Everaldo J Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário