quinta-feira, 11 de maio de 2006

Duas contas

Garoto
Provavelmente a letra de "Duas Contas" é a única feita pelo multiinstrumentista/compositor Garoto (Aníbal Augusto Sardinha) em toda a sua carreira. Ao terminar esta composição, Garoto mostrou-a ao seu diretor na Rádio Nacional, Paulo Tapajós, preocupado com o fato de ela ter uma letra sem rima: "Teus olhos / são duas contas pequeninas / qual duas pedras preciosas / que brilham mais que o luar...". Mas Paulo gostou dos versos, tendo os elogios encorajado o autor a incluir "Duas Contas" no elepê da Musidisc que marcaria a estréia fonográfica do Trio Surdina (Garoto, violão; Fafá Lemos, violino; e Chiquinho, acordeom).

Neste elepê de dez polegadas, um dos mais originais e cativantes discos instrumentais brasileiros, "Duas Contas" é a única faixa cantada, sendo interpretada por Fafá Lemos de uma forma suave e intimista, que antecipa características da bossa nova.

Realmente, Garoto tinha uma concepção musical diferente, acima da média de seus contemporâneos, bastando esta melodia, com seus saltos inusitados, para comprovar este ponto de vista, aliás compartilhado pela maioria de seus colegas. Ao lado de Luiz Bonfá, Bola Sete e Laurindo de Almeida ele forma o grupo dos mais talentosos e modernos violonistas brasileiros nos anos cinqüenta. Tiveram os quatro a oportunidade de fazer carreira nos Estados Unidos, preferindo Garoto, porém, por motivos sentimentais, voltar ao Brasil. Com sua morte prematura, em 3 de maio de 55, o samba “Duas Contas" foi muito cantado, firmando-se como um clássico bem representativo do período pré-bossa nova.

Duas contas (samba-canção, 1955) - Garoto - Intérprete: Trio Surdina

Disco 33 1/3 rpm / Título da música: Duas contas / Garoto, 1915-1955 (Compositor) / Trio Surdina (Intérprete) / Fafá Lemos (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Musidisc, Indefinida / Nº Álbum 7 / Gênero musical: Não identificado.



Abm7---- Db7 ----Gbm7---------B7 ----Gbm7
-----------------Teus ---------olhos
--------------B7-------- Em7----- A7----Em7
São duas contas pequeni.........nas
----------------A7 ---------D ------Em7
Qual duas pedras preciosas
Gbm7 -----------F0------- Em7 ----A7 ----Abm7---- Db7
Que brilham mais que o luar

Gbm7 ----B7----- Gbm7
São ---eles
-------B7 ----------------------Em7 ----A7---- Em7
Guias ----do meu caminho escu.........ro
-------------A7--- Am6
Cheio de desilusão
-----B7
E dor

-------Em -----------------C7
Quisera que eles soubessem
--------Gbm7-------------- F0
O que representam prá mim
Em ---------A7--- Em -----------A7--- Am6----- B7
Fazen.......do------ que eu prossiga feliz
´-------Em-------- C7
Ai amor
-----A7 -----------D7+ ----C7+ -----D7+
A luz dos teus olhos

3 comentários: