domingo, 30 de julho de 2006

Tropicana (Morena tropicana)

Em seguida ao sucesso de “Como Dois Animais”, aconteceu o de “Tropicana”, outra faixa do elepê Cavalo de pau. Essa letra foi composta em questão de minutos no Hotel Firenze, de São Paulo, aonde o violonista Vicente Barreto, autor da melodia, fôra mostrá-la a Alceu.

Na ocasião, de saída para um compromisso, este ouviu-o rapidamente e, com uma sensação de que estava psicografando as palavras, escreveu num pedaço de papel uns versos sobre frutas, sem a menor expectativa de um resultado aproveitável. Mas quando voltou, gostou e concluiu que a inspiração vinha de sua admiração pelos quadros do ex-cunhado Sérgio D. Lemos, que gostava de pintar naturezas mortas.

A combinação “salada de frutas / morena linda” está na canção muito bem integrada, em ritmo de xote (“Da manga-rosa quero o gosto e o sumo / melão maduro, sapoti, joá...”), sendo o duplo emprego da verbo “desfrutar” (“Linda morena / fruta de vez temporana / caldo de cana-caiana / vem me desfrutar” e “vou te desfrutar”) um feliz achado, tanto ao ser associado às frutas, quanto ao funcionar como um convite para o amor.

Entretanto a força de “Tropicana”, também chamada de “Morena Tropicana”, está principalmente no curto refrão: “Morena tropicana, eu quero o teu sabor...” É, na verdade, o tipo de música que conquista de imediato a participação popular, como acontecia às marchinhas de antigamente (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Tropicana (Morena Tropicana) (xote, 1982) - Alceu Valença e Vicente Barreto - Intérprete: Alceu Valença

LP Cavalo De Pau / Título da música: Tropicana (Morena Tropicana) / Vicente Barreto (Compositor) / Alceu Valença (Compositor) / Alceu Valença (Intérprete) / Gravadora: Ariola / Ano: 1982 / Nº Álbum: 201.647 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Xote.


Tom: Bm
Intro: (Bm F#m Em F#7 Bm)

Bm                                F#m
Da manga rosa quero o gosto e o sumo
Em        F#7  Bm
Melão maduro, sapoti, juá
F#m
Jaboticaba, teu olhar noturno
Em        F#7 Bm
Beijo travoso de umbú cajá
A       G        D
Pele macia é carne de caju
A          G            D
Saliva doce, doce mel, mel de uruçú

     C#m7(b5)         F#7         Bm     :
Linda morena, fruta de vez temporana     : 2x
Bm/F#    C#m7(b5) F#7          Bm :
Caldo de cana caiana, vem me desfrutar   :

           Bm                     F#m  :
Morena tropicana, eu quero o teu sabor   : refrão
Em  F#7     Bm                           :   2x
oi, oi, oi, oi,                          :

Nenhum comentário:

Postar um comentário