quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Gostava tanto de você

No final dos anos cinquenta havia na Tijuca (bairro do Rio), mais precisamente na rua do Matoso, um grupo de rapazes que adorava rock and roll, a grande novidade musical da época. Desse grupo nasceria o conjunto The Snacks, depois chamado de The Sputniks, ponto de partida para o estrelato dos futuros ídolos Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Tim Maia.

Completavam The Snacks — nome inspirado pelo Snack Bar, local de reunião de lambretistas, em Copacabana — os jovens China, Arlênio e Edson Trindade, autor de “Gostava Tanto de Você”.

Com uma letrinha romântica, bem lugar-comum (“Nem sei por que você se foi / quantas saudades eu Senti / quantas tristezas vou viver / e aquele adeus não pude dar...”), a composição deve muito de seu êxito à feição que lhe imprimiu Tim Maia, tornando-a uma autêntica precursora do chamado samba-funk.

Embora só viesse a ser gravada em 1973, “Gostava Tanto de Você” “é do tempo da turma da rua do Matoso”, assegura Marlene Gomes de Almeida, que conviveu com o grupo e foi a primeira namorada de Tim Maia. De comportamento irreverente como o do amigo Tim, Trindade morreu em 5.2.93 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jaime Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Gostava Tanto de Você (1973) - Edson Trindade - Intérprete: Tim Maia

LP Tim Maia / Título da música: Gostava Tanto de Você / Edson Trindade (Compositor) / Tim Maia (Intérprete) / Gravadora: Polydor / Ano: 1973 / Nº Álbum: 2451 041 / Lado B / Faixa 2 / Gênero musical: Canção / Samba-funk / MPB.

(intro) A Bm7

 A7M                   Bm7
  Não sei porque você se foi
                       C#m7
  Quantas saudades eu senti
                       Bm7
  E de tristeza vou viver
                      A7M
  E aquele adeus não pude dar
                       Bm7
  Você marcou em minha vida
                           C#m7
  Viveu, morreu na minha história
                      Bm7
  Chego a ter medo do futuro
            E7             A7M           Bm7
  E da solidão que em minha porta bate

  A7M
  E eu
  Bm7               A7M
   Gostava tanto de você
 Bm7    E7          A7M
   Gostava tanto de você

  A7M                  Bm7
  Eu corro, fujo dessa sombra
                         C#m7
  Em sonho vejo este passado
                       Bm7
  E na parede do meu quarto
                     A7M
  Ainda está o seu retrato
                           Bm7
  Não quero ver pra não lembrar
                     C#m7
  Pensei até em me mudar
                         Bm7
  Lugar qualquer que não exista
          E7        A7M           Bm7
  O pensamento em você

  A7M
  E eu
  Bm7               A7M
   Gostava tanto de você
 Bm7    E7          A7M
   Gostava tanto de você

Nenhum comentário:

Postar um comentário