segunda-feira, 29 de maio de 2006

O Bonde Camarão

Os irmãos Rubens da Silva (o Caçula) e Mariano da Silva (Mariano), ambos de Piracicaba, SP, trabalhavam na roça quando foram descobertos por Cornélio Pires e convidados a integrar a Turma Caipira formada por ele. Foram responsáveis pela primeira moda de viola gravada, "Jorginho do sertão", em 1929 pela Columbia, recolhida por Cornélio Pires.

No mesmo ano gravaram diversas modas de viola, entre as quais, "O bonde camarão", "Sô cabocro brasilero" e "A briga dos véio" (Fonte: Dicionário Cravo Albin).

O Bonde Camarão (moda-de-viola, 1929) - Cornélio Pires e Mariano da Silva - Interpretação: Caçula e Mariano

Disco 78 rpm / Título da música: O Bonde Camarão / Cornélio Pires (Compositor) / Mariano da Silva (Compositor) / Caçula e Mariano (Intérprete) / Gravadora: Columbia / Ano: 1929 / Álbum 20015 / Matriz 380498 / Lado A / Gênero musical: Moda-de-viola / Regional / Sertanejo.

Tom: D
Intro: D

    D            
Aqui em São Paulo 
                   A7
   o que mais me amola
                            D
são esses bondes que nem gaiola
                         A7
cheguei abrir uma portinhola
levei um tranco e quebrei a viola
                                  D  A7 D A7 D
inda pus dinheiro na caixa da esmola           
chegou um veio se faceirando
                           D
levou um tranco e foi cambeteando
                          A7   
beijou uma veia e saiu bufando
sentou de um lado e gritou suando
                            D    A7  D  A7  D
pra mode o vizinho ta catingando
             A7                  
entrou uma moca se arrequebrando
                         D  
no meu colo ela foi sentando
                               A7  
pra mode o bonde que estava andando
sem a tal zinha estar esperando
                            D     A7  D A A7  D
eu falo claro eu fiquei gostando
            A7               
entrou um padre bem barrigudo
                           D  
levou um tranco dos bem graúdo
                       A7  
deu um abraço num bigodudo
protestante dos carrancudo
                         D    A7  D  A7  D
que deu cavaco com o butinudo
               A7               
eu vou-me embora pra minha terra
                           D   
esta porquera inda me inguerra
                        A7  
este povo inda sobe a serra
pra mode a light que os dente ferra
                            D
nos passageiro que grita e berra

Nenhum comentário:

Postar um comentário