quarta-feira, 10 de maio de 2006

Mulher rendeira

Cercada pela lenda de que teria sido feita por Lampião, "Mulher Rendeira" é um antigo tema popular, muito cantado nos sertões nordestinos ao tempo do rei do cangaço. Por isso foi incluído no premiado filme "O Cangaceiro", de Lima Barreto, que o celebrizou no país e no exterior.

Na ocasião, sofreu uma adaptação do compositor Zé do Norte (Alfredo Ricardo do Nascimento), autor de outras músicas do filme, que manteve a sua estrutura original.

Comprova o sucesso de "Mulher Rendeira" o grande número de gravações que recebeu na época, inclusive fora do Brasil. Tem até uma gravação de um antigo cabra do bando de Lampião, o cangaceiro Volta Seca.

Mulher rendeira (toada, 1953) - Adaptação de Hervé Cordovil - Interpretação: Arranjo original no filme "O Cangaceiro"



-----D --------------G ----A7------------- D
Olê, mulher rendeira / Olê, mulher rendá
---------------------------Em ----------------A7--------- D
Tu me ensina a fazer renda / Que eu te ensino a namorar

-------------------------A7 --------------------------D
Lampião desceu a serra / Deu um baile em Cajazeira
---------------------A7----------------------------- D
Botou moça donzela / Prá cantar “Mulher Rendeira”

----------------------A7-------------------------- D
As moças da Vila Bela / Não tem mais ocupação
----------------------A7 ---------------------D
E só vivem na janela / Namorando Lampião


A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34

Um comentário:

  1. Olá, Estou a fazer o meu teses sobre a canção "Mulher Rendeira" e a sua historia. Pode-se ver o meu blog, até agora eu encontrei mais de 110 versões da mesma canção...uma historia incrível desde Lampião até Peru, The Shadows e alem!

    ResponderExcluir