quarta-feira, 10 de maio de 2006

Valsa de uma cidade

Esta canção é uma crônica de amor ao Rio de Janeiro. Realmente, seus versos iniciais com um enfoque descritivo - "Vento do mar no meu rosto / e o sol a queimar, queimar / calçada cheia de gente / a passar e a me ver passar" - têm a marca inconfundível do grande cronista que foi Antônio Maria, autor da letra, e bem poderiam servir de abertura a uma de suas crônicas.

Abrem, porém, uma das mais belas canções, entre tantas, que louvam o Rio de Janeiro, uma canção em ritmo de valsa, ao contrário da maioria que canta a cidade em ritmo de samba. Em tempo: nenhum dos autores de "Valsa de Uma Cidade" era carioca, sendo Antônio Maria pernambucano e Ismael Neto paraense.

Antônio Maria
Valsa de uma cidade (valsa, 1954) - Ismael Neto e Antônio Maria - Intérprete: Lúcio Alves

Disco 78 rpm / Título da música: Valsa de uma cidade / Maria, Antônio (Compositor) / Ismael Neto (Compositor) / Alves, Lúcio, 1927-1993 (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Continental, 1954 / Nº Álbum 16995 / Gênero musical: Valsa.


Introd.: C7M  Am   Dm7   G7/-9/13

C7M        Am7            Dm
Vento do mar no meu rosto
       G7         C7M    A7    Dm7   G7
E o sol a queimar,     queimar
C7M        Am7     Dm7        G7
Calçada cheia de gente a passar
           C7M Am7 Gbm7   B7
E a me ver      passar

 E    Dbm7    Gbm7  B7 E Dbm7   Gbm7 B7
Rio    de    Janeiro    gosto    de   você
  E      Dbm7          Gbm7  B7       E7
Gosto  de     quem  gosta  deste   céu
          A7               Dm7     G7   
Deste mar,  desta  gente  feliz

C7M           Am7        Dm7
Bem que eu quis escrever
         G7           C7M    A7    Dm7  G7
Um poema de amor     e  o  amor
          Cm7    Ab7           G7
Estava  em  tudo  o  que   vi
Ab7M       Fm             Dm7    G7
Em tudo  quanto eu amei
C        Am              F7M
E no poema que eu fiz
              Dm             D7   G7   C   Am7 F7M
Tinha alguém mais feliz   que  eu

G7          C  Am7 F7M   G7               C  Am7 F7M
O meu amor                   que não me quis
 G7         C  Am7 F7M  G7               Ab7M Fm C7M/9
O meu amor                 que não  me  quis


A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário