Roberto Paiva |
Roberto Paiva (pseudônimo de Helim Silveira Neves), morto no dia 31 de julho deste 2014, aos 93 anos (sem qualquer divulgação por grande parte da imprensa), foi o criador, entre outras músicas, desta clássica toada, lançada pela Sinter em outubro de 1953, disco 00-00.269-B, matriz S-587. Posteriormente, Ivon Cúri e o próprio Luiz Vieira fariam seus registros, confirmando e aumentando o sucesso da composição. Braçanã é uma localidade do estado do Rio de Janeiro onde morava o tio de Luiz Vieira, Augusto.
Um menino costumava, com seu jumentinho, buscar farinha na casa de Augusto e retornar no mesmo dia, sem atender aos apelos para que parasse, a fim de evitar supostas assombrações noturnas, conforme recomendação de sua mãe. O menino mostrava um crucifixo e dizia não ter medo de tais assombrações porque andava com Jesus Cristo em seu coração. O samba "Trem das onze", de Adoniran Barbosa, sucesso em 1964, é uma paráfrase desta toada (pela qual Adoniran era apaixonado), feita com a devida permissão de Luiz Vieira. Braçanã passou a Jaçanã (bairro paulistano) e ficou a ideia da necessidade de voltar cedo por causa da mãe. (Fonte: Samuel Machado Filho)
Disco 78 rpm / Título da música: O menino de Braçanã / Passos, Arnaldo (Compositor) / Vieira, Luiz (Compositor) / Paiva, Roberto (Intérprete) / Orquestra (Acompanhante) / Imprenta [S.l.]: Sinter, 1953 / Nº Álbum 269 / Gênero musical: Toada.
Tom: A A E7 é tarde eu já vou indo A preciso ir embora E7 até amanhã A E7 mamãe quando eu sai A disse menino não demore E7 em Braçanã Am E7 Am E7 se eu demoro mamãezinha tá a me esperar prá me castigar Dm E7 Am tá doido moço não faço isso não E7 A vou-me embora, vou sem medo da escuridão E7 A quem anda com Deus não tem medo de assombração E7 A eu ando com Jesus Cristo no meu coração
Nenhum comentário:
Postar um comentário