terça-feira, 20 de junho de 2006

Oração de Mãe Menininha

Mãe Menininha (1894-1986)
O cinquentenário de mãe-de-santo da venerável Mãe Menininha do Gantois foi comemorado numa grande festa que congregou todo o povo baiano. Na ocasião, formou-se uma comissão de notáveis para a promoção dos festejos, dela participando Jorge Amado, Carybé, Pierre Verger e Dorival Caymmi, que marcou o evento compondo esta belíssima “Oração de Mãe Menininha”: “Ai, minha mãe / minha mãe, Menininha / ai, minha mãe / Menininha do Gantois / a estrela mais linda, hein? / tá no Gantois / a beleza do mundo, hein? / tá no Gantois...”

Este “é um canto de amor e amizade que fiz para aquela senhora a quem venero e admiro há tantos anos”, declara Caymmi, que confirma o título da composição às vezes publicado de forma incorreta: “é ‘Oração de Mãe Menininha’, mesmo, assim como o povo costuma dizer ‘oração de Santo Antônio’, ‘oração de São José’...”

Gravada pelo autor e pelo duo Gal-Bethânia, a canção tornou conhecida no país a figura de Mãe Menininha do Gantois. A propósito, Gantois foi um francês que fez fortuna na Bahia no século XIX. Com a Abolição, ele permitiu que ex-escravos seus, entre os quais ancestrais de Menininha, habitassem uma de suas terras em Salvador, lugar que acabou sendo chamado de Alto do Gantois. Foi ali que nasceu e viveu a famosa mãe-de-santo (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Oração de Mãe Menininha (1972) - Dorival Caymmi

Disco LP 33 1/3 rpm / Título da música: Oração de Mãe Menininha / Autoria: Caymmi, Dorival, 1914-2008 (Compositor) / Caymmi, Dorival (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1972 / Nome do Álbum: Caymmi / Nº do Álbum: SMOAB-6007 / Lado A / Faixa 6 /
Tom: C
C
Ai minha mãe
               Dm
Minha Mãe Menininha
          G7
Ai minha mãe
                 C
Menininha do Gantois
                                     Dm
A estrela mais linda, hein? Tá no Gantois
               G7                       C
E o sol mais brilhante, hein? Tá no Gantois
                                  Dm
A beleza do mundo, hein? Tá no Gantois
            G7                     C
E a mão da doçura, hein? Tá no Gantois
                                    Dm
O consolo da gente, hein? Tá no Gantois
                G7                     C
E a Oxum mais bonita, hein? Tá no Gantois
               Dm
Olorum quem mandou
               G7
Essa filha de Oxum
                Dm
Tomar conta da gente
              G7
E de tudo que há
                Dm       G7
Olorum quem mandou ô ô
          C
Ora iê iê ô...
          Dm  G7
Ora iê iê ô...
          C
Ora iê iê ô...
Postar um comentário