terça-feira, 25 de julho de 2006

Não existe pecado ao sul do equador

O cineasta Ruy Guerra
Em 1973 foi lançado um elepê que reunia composições da peça “Calabar” e cujo título Chico canta Calabar seria reduzido a Chico canta. Isso porque, além de proibir a peça, escrita por Chico Buarque e Ruy Guerra, a censura proibiu também a palavra Calabar...

Desse disco fazia parte a canção “Não Existe Pecado ao Sul do Equador”, que faria grande sucesso cinco anos depois, quando Ney Matogrosso gravou-a, sustentado por um agitado arranjo discothèque, e a gravação foi usada como tema da telenovela “Pecado Rasgado”, da TV Globo.

Como em 78 continuavam valendo os vetos da censura, a marcha foi cantada sem o verso original — “Vamos fazer um pecado safado debaixo do meu cobertor” — substituído por “Vamos fazer um pecado rasgado, suado, a todo o vapor...” (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Não Existe Pecado Ao Sul do Equador (1978) - Chico Buarque e Ruy Guerra - Intérprete: Ney Matogrosso

LP Pecado Rasgado - Trilha Sonora Original da Novela / Título da música: Não Existe Pecado Ao Sul do Equador / Chico Buarque (Compositor) / Ruy Guerra (Compositor) / Ney Matogrosso (Intérprete) / Gravadora: Som Livre / Ano: 1978 / Nº Álbum: 403.6168 / Lado A / Faixa 7 / Gênero musical: Marcha / MPB.


Tom: F

Intro: Gm7   Ab°   F/A   Ab7   Gm7   Bb/C

F                            Dm7
Não existe pecado do lado de baixo
      Gm
Do Equador
       Gm7+             Gm7
Vamos fazer um pecado, rasgado
C7/9         F7+
Suado a todo vapor
                    Cm7
Me deixa ser teu escracho
                    F7
Capacho, teu cacho, diacho
   Bb7+
Um riacho de amor
Bbm7                  F/A
Quando é lição de esculacho
Ab7             Gm7
Olha aí, sai de baixo
Bb/C            F
Que eu sou professor
                    Gm7
Deixa a tristeza pra lá
      C7        Am7
Vem comer, me jantar
     Dm7       Gm7     C7      F
Sarapatel, caruru, tucupi, tacacá
  Eb7/9/11+        D7       G7
Vê se me usa, me abusa, lambuza
           Am7
Que a tua cafuza
    Gm7      F
Não pode esperar
                     Gm7
Deixa a tristeza pra lá
     C7        Am7
Vem comer, me jantar
Dm7        Gm7       C7       F
Sarapatel, caruru, tucupi, tacacá
Eb7/9/11+        D7       G7
Vê se me usa, me abusa, lambuza
              Am7
Que a tua holandesa
Gm7    (F+   Eb7+   Eb/do)
Não pode esperar

Nenhum comentário:

Postar um comentário