sábado, 15 de julho de 2006

O caderninho

Olmir Stocker
Durante um ensaio para o programa “Jovem Guarda”, o guitarrista gaúcho Olmir Stocker, o Alemão, estava mostrando a Simonal um samba que fizera havia pouco tempo, quando chegaram Wanderléa e Erasmo Carlos. Imediatamente, Erasmo mostrou-se interessadíssimo pela canção, tendo Alemão, na época integrante do grupo Os Vandecos, dado a ele a música para gravar.

“O Caderninho” foi composto ao tempo em que o guitarrista morava no bairro paulistano da Casa Verde, sendo inspirado pelos encantos de uma garota, que diariamente ele via passar uniformizada por sua rua, rumo à escola.

Com uma melodia graciosa, bem resolvida, e uma letra inocente, que revela uma criativa forma de declaração de amor, a canção caiu em cheio no gosto da juventude: “Eu queria ser o seu caderninho / pra poder ficar juntinho de você / inclusive na escola eu iria com você entrar / e na volta juntinho ao seu corpo eu iria ficar / e em casa, então, você me abriria / para me estudar e se assustaria / ao ver revelado em seu caderninho / meu rosto lhe olhando / dizendo baixinho / benzinho não posso viver / longe de você.”

No arranjo para a gravação, Alemão alterou o ritmo original, incrementando o conjunto de Erasmo, Os Tremendões, com um vibrafone, lá-lá-lás de vocal masculino e a marcação de palmas, para reproduzir o mesmo clima dançante das interpretações de cantores como Chris Montez e Trini Lopez, de muito sucesso na ocasião. Este tipo de adaptação seria muito usado pelo cantor Wilson Simonal no auge de sua carreira (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

O Caderninho (jovem guarda, 1967) - Olmir Stocker - Interpretação: Erasmo Carlos

LP Erasmo Carlos / Título da música: O Caderninho / Olmir Stocker "Alemão" (Compositor) / Erasmo Carlos (Intérprete) / Gravadora: RGE Ano: 1967 / Nº Álbum: XRLP 5317 / Lado A / Faixa 5 / Gênero musical: Canção / Jovem Guarda.

Tom: A

 A    G#7
Eu queria ser o seu caderninho
     C#m            Bm  E7
Pra poder ficar juntinho de você
    A
Inclusive na escola
G#m          C#7
eu iria com você entrar
  F#m
E na volta juntinho ao seu corpo
Bm   E7
eu iria ficar
    A      G#7
E em casa então, você me abriria
         A       G#m C#7
Para me estudar, e se assustaria
   F#            F#m
Ao ver revelado em seu caderninho o meu rosto
Me olhando dizendo baixinho
   B7   D   E       A
Benzinho eu não posso viver longe você

(solo)

A    G#7
Eu queria ser o seu caderninho
     C#m             Bm  E7
Pra poder ficar juntinho de você
    A
Inclusive na escola
G#m          C#7
eu iria com você entrar
  F#m
E na volta juntinho ao seu corpo
Bm   E7
eu iria ficar
     A       G#7
E em casa então, você me abriria
           A       G#m C#7
Para me estudar, e se assustaria
   F#                          F#m
Ao ver revelado em seu caderninho o meu rosto
Me olhando dizendo baixinho
     B7         D     E       A
Benzinho eu não posso viver longe você
Longe você, longe você, longe você

Nenhum comentário:

Postar um comentário