sábado, 15 de julho de 2006

O caderninho

Olmir Stocker
Durante um ensaio para o programa “Jovem Guarda”, o guitarrista gaúcho Olmir Stocker, o Alemão, estava mostrando a Simonal um samba que fizera havia pouco tempo, quando chegaram Wanderléa e Erasmo Carlos. Imediatamente, Erasmo mostrou-se interessadíssimo pela canção, tendo Alemão, na época integrante do grupo Os Vandecos, dado a ele a música para gravar.

“O Caderninho” foi composto ao tempo em que o guitarrista morava no bairro paulistano da Casa Verde, sendo inspirado pelos encantos de uma garota, que diariamente ele via passar uniformizada por sua rua, rumo à escola.

Com uma melodia graciosa, bem resolvida, e uma letra inocente, que revela uma criativa forma de declaração de amor, a canção caiu em cheio no gosto da juventude: “Eu queria ser o seu caderninho / pra poder ficar juntinho de você / inclusive na escola eu iria com você entrar / e na volta juntinho ao seu corpo eu iria ficar / e em casa, então, você me abriria / para me estudar e se assustaria / ao ver revelado em seu caderninho / meu rosto lhe olhando / dizendo baixinho / benzinho não posso viver / longe de você.”

No arranjo para a gravação, Alemão alterou o ritmo original, incrementando o conjunto de Erasmo, Os Tremendões, com um vibrafone, lá-lá-lás de vocal masculino e a marcação de palmas, para reproduzir o mesmo clima dançante das interpretações de cantores como Chris Montez e Trini Lopez, de muito sucesso na ocasião. Este tipo de adaptação seria muito usado pelo cantor Wilson Simonal no auge de sua carreira (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

O Caderninho (jovem guarda, 1967) - Olmir Stocker - Interpretação: Erasmo Carlos

LP Erasmo Carlos / Título da música: O Caderninho / Olmir Stocker "Alemão" (Compositor) / Erasmo Carlos (Intérprete) / Gravadora: RGE Ano: 1967 / Nº Álbum: XRLP 5317 / Lado A / Faixa 5 / Gênero musical: Canção / Jovem Guarda.

Tom: A

 A    G#7
Eu queria ser o seu caderninho
     C#m            Bm  E7
Pra poder ficar juntinho de você
    A
Inclusive na escola
G#m          C#7
eu iria com você entrar
  F#m
E na volta juntinho ao seu corpo
Bm   E7
eu iria ficar
    A      G#7
E em casa então, você me abriria
         A       G#m C#7
Para me estudar, e se assustaria
   F#            F#m
Ao ver revelado em seu caderninho o meu rosto
Me olhando dizendo baixinho
   B7   D   E       A
Benzinho eu não posso viver longe você

(solo)

A    G#7
Eu queria ser o seu caderninho
     C#m             Bm  E7
Pra poder ficar juntinho de você
    A
Inclusive na escola
G#m          C#7
eu iria com você entrar
  F#m
E na volta juntinho ao seu corpo
Bm   E7
eu iria ficar
     A       G#7
E em casa então, você me abriria
           A       G#m C#7
Para me estudar, e se assustaria
   F#                          F#m
Ao ver revelado em seu caderninho o meu rosto
Me olhando dizendo baixinho
     B7         D     E       A
Benzinho eu não posso viver longe você
Longe você, longe você, longe você

Um comentário:

  1. Boa tarde. Estamos em 27.02.2025.....essa música O caderninho cantada por Erasmo Carlos, o compositor dela sou eu. Eu tinha uns 14 anos de idade eu era figurante do seriado semanal Tremendão e Ternurinha e conheci o Alemão que o baterista dos Vandecos, a banda de Wanderleia.....ele morava na Rua Jaborahu 408 ou 418 ou 518...algo assim....no bairro da Casa Verde. Eu morava na Vila Nova Cachoeirinha. Entreguei a letra da música ( que foi um drama pessoal meu com minha namorada que me deixou) e ele colocou a música na letra, transformando em canção.....e Erasmo Carlos gravou....só descobri a música tocando já com quase 30 anos de idade, morando em Recife. Depois vim morar em Alagoas onde estou até hoje. Tentei receber uma ajuda financeira do pessoal do escritório do Erasmo Carlos, escrevi várias vezes mas nunca me deram atenção. Ele faleceu, continuei escrevendo mas sem nenhum retorno. Gostaria muito que o alemão se lembrasse desses detalhes e me ajudasse financeiramente. Não tenho casa própria nem carro. Pago aluguel e ganho um salário. Estou aqui em União dos Palmares, Alagoas. Se puder manter contato comigo será por email....nicanorfilho52@gmail.com.....tenho receio de atender telefone que não esteja cadastrado. Obrigado pela atenção, Deus abençoe a todos.
    Nicanor Filho.

    ResponderExcluir