"A singeleza quase ridícula do episódio — um indivíduo, filho único, tem que interromper um encontro amoroso para não perder o último trem, pois sua mãe não dorme enquanto ele não chegar —, cantado de forma patética nos versos de Adoniran Barbosa, é a razão principal da popularidade de “Trem das Onze”.
O dilema do suburbano de Jaçanã comoveu não somente os paulistanos, mas o público de todo o país, fazendo deste samba um grande sucesso, inclusive invadindo o carnaval carioca de 65, para o qual não fora destinado. Contribuiu também para este sucesso a interpretação dos Demônios da Garoa, absolutamente identificada com o motivo da composição, tanto assim que “Trem das Onze” se tornou peça obrigatória em suas apresentações.
Incluída na letra para rimar com “manhã”, Jaçanã tem pouco a ver com a vida de Adoniran. Apenas, ao final dos anos cinquenta, ele fez uma temporada no Circo do Batista, lá estacionado, onde interpretava personagens do programa radiofônico “História das Malocas”, na ocasião muito em evidência. Mas, se andou de trem, deve ter sido no das sete, para não atrasar o espetáculo. A propósito, o ramal que servia a Jaçanã foi extinto pouco tempo depois" (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
Trem das onze (samba, 1965) - Adoniran Barbosa - Intérprete: Demônios da Garoa
LP Trem das Onze / Título da música: Trem das onze / Adoniran Barbosa (Compositor) / Demônios da Garoa (Intérprete) / Gravadora: Chantecler / Ano: 1964 / Álbum: CMG 2294 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.
Trem das onze (samba, 1965) - Adoniran Barbosa - Intérprete: Demônios da Garoa
LP Trem das Onze / Título da música: Trem das onze / Adoniran Barbosa (Compositor) / Demônios da Garoa (Intérprete) / Gravadora: Chantecler / Ano: 1964 / Álbum: CMG 2294 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba.
Tom: C (intro) (solo) 32, 23, 22, 21, 44, 41, 40, 53, 51, 50, 63 110-18-17-18-15-10 15-17-18-15-18 15-17-18-15-17 14-15-17-14-15 32, 23, 22, 21, 44, 41, 40, 53, 51, 50, 63 Dm E7 Am F Quaz, Quaz, Quaz Quaz Quaz Quaz, Pascarigudum, E7 Am E7 Pascarigudum, Pascarigudum... Am Não posso ficar Nem mais um minuto com você Sinto muito amor E7 Mas não pode ser Dm E Am Moro em Jaçanã F Se eu perder esse trem E7 Que sai agora às onze horas Dm E7 Am Só amanhã de manhã A7 Além disso mulher Dm Tem outra coisa B7 Minha mãe não dorme E7 Enquanto eu não chegar Dm E7 Am Sou filho único F E7 Am Tenho minha casa pra olhar Dm E Am F Faz, faz, faz faz faz faz, faz carinho dumdum, E7 Am Am Faz carinho dumdum, faz carim dumdum..........Faz dum dum Não posso ficar
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