terça-feira, 2 de maio de 2006

Pra machucar meu coração

Ary Barroso
Mesmo na fase em que criou a maioria de seus sambas-exaltação, Ary Barroso continuou produzindo música essencialmente popular como "Pra Machucar Meu Coração".

Um clássico do repertório sambístico, esta composição encanta não apenas pela qualidade da melodia, mas, principalmente, pela forma natural como desenvolve o tema da separação: "Está fazendo um ano e meio, amor / que o nosso lar desmoronou / meu sabiá, meu violão / e uma cruel desilusão / foi tudo que ficou, ficou-o-ô / pra machucar meu coração". Este samba foi lançado pelo cantor Déo no melhor período de sua carreira, quando era chamado de "O Ditador de Sucessos".

Pra machucar meu coração (samba, 1943) - Ary Barroso - Intérprete: Déo

Disco 78 rpm / Título da música: Pra machucar meu coração / Ary Barroso (Compositor) / Déo (Intérprete) / Chiquinho e Seu Ritmo (Acomp.) / Gravadora: Columbia / Gravação: 29/05/1943 / Lançamento: 06/1943 / Nº do Álbum: 55445 / Nº da Matriz: 645-1 / Gênero musical: Samba / Coleções: Nirez, Humberto Franceschi


G                  Am
Está fazendo um ano e meio amor
        D7           G      G7
Que o nosso lar desmoronou
        C             Cm
Meu sabiá , meu violão
                 G
E uma cruel desilusão
                 Bm E7 Am A7
Foi tudo que ficou ,ficou
          D7          G  E7 A7
Pra machucar meu coração
                D7
Quem sabe não foi
         G       E7 A7
Bem melhor assim
                D7
Melhor pra voçê
       B7        E7
E melhor pra mim

O mundo é uma escola
        A7
Onde a gente presisa aprender
                Am
A ciência de viver
            D7
Pra não sofrer

Outra versão:

D7M/F#         Dm7M/F     Em7
Está  fazendo um ano    e meio, amor
       A7      A7#5           D6(9) A7#5
Que o nosso lar,    desmoronou
D7(4/9)     D7(9) G7M
Meu    sabiá,         meu violão
Gm6                  D7M/F#            F°(13-)    Em7
E uma cruel desilusão      foi tudo que ficou,  ficou
Em7   A7(9-)            D7M(9)  D6(9) 
Pra machucar meu coração

Em7             A7      D7M(9)      Bm7(9)
Quem sabe não  foi  bem melhor assim
Em7         A7    F#7(13)       F#7(13-)                          
Melhor pra você e melhor pra mim
  B7(9-)                     E7(9)                 Bm6(9)
A  vida  é uma escola onde a gente precisa aprender
E7(13)  E7(13-)    Em7           A7(9-)
A      ciência  de viver pra não sofrer


Fontes: A Canção no Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Vol. 1 - Editora 34; Discografia Brasileira - IMS; Instituto Moreira Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário