sábado, 22 de julho de 2006

Portela na avenida


A portelense Clara Nunes vivia pedindo ao marido, Paulo César Pinheiro, um samba em homenagem à sua escola. Acontece que o poeta sentia-se meio inibido para a tarefa, pois, além de ter um coração mangueirense, achava que já existia uma obra definitiva sobre a Portela, o samba “Foi um Rio que Passou em Minha Vida”, de Paulinho da Viola. Mesmo assim, para agradar à mulher, começou a pensar no assunto e até criou uma pequena célula melódica que não conseguiu desenvolver a contento.

Um dia, quando menos esperava, encontrou a idéia numa sala de sua própria casa, onde Clara havia montado um altar para as suas devoções: a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, uma santa negra com o seu manto azul e branco (as cores da Portela), o pombo de asas abertas, representando o Espírito Santo (a águia portelense), enfim, a combinação do místico com o profano (procissão religiosa/desfile carnavalesco) forneceu-lhe o ponto de partida para a composição que, desenvolvida com o parceiro Mauro Duarte, resultou no belo samba-homenagem “Portela na Avenida”:

“Portela / sobre a tua bandeira esse divino manto / tua águia altaneira é o Espírito Santo / no templo do samba / as pastoras e os pastores / (...) / como fiéis na santa missa da capela / salve o samba / salve a santa / salve ela / salve o manto azul e branco da Portela / desfilando triunfal / sobre o altar do carnaval...”

Lançada por Clara Nunes no final de 81, “Portela na Avenida” se consagraria no carnaval de 82, tornando-se a partir de então a música que esquenta a bateria portelense antes de cada desfile. Com o seu sucesso, Paulo César resolveu homenagear também as outras grandes escolas, começando pelo Império Serrano, com o samba “Serrinha”, gravado por Clara. No total, seriam dez sambas dos quais oito foram gravados (dois por Clara e seis por Alcione), permanecendo inéditos em disco (até 1998) os referentes a Vila Isabel e Caprichosos de Pilares.

Paulo César Pinheiro está, assim, para as escolas de samba, como Lamartine Babo, para os clubes do futebol carioca, que homenageou em onze marchas. Detalhe: em 1968, a Mangueira seria exaltada pelo portelense Paulinho da Viola (em parceria com Hermínio Bello de Carvalho) no samba “Sei Lá Mangueira”; em 1981 chegou a vez de a Portela ser homenageada pelo mangueirense Paulo César Pinheiro (em parceria com Mauro Duarte). Estabeleceu-se assim um curioso empate em que todos saíram ganhando (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Portela na Avenida (samba, 1982) - Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro

LP Clara / Título da música: Portela Na Avenida / Mauro Duarte (Compositor) / Paulo César Pinheiro (Compositor) / Clara Nunes (Intérprete) / Velha Guarda da Portela (Partic.) / Gravadora: EMI-Odeon / Ano: 1981 / Nº Álbum: 062 421224 / Lado A / Faixa 1 / Gênero musical: Samba / Carnaval.


Tom: C  

   Am                          G
Portela eu nunca vi coisa mais bela
                       F                         E7
Quando ela pisa a passarela e vai entrando na avenida
  Am                      G
Parece a maravilha de aquarela que surgiu
                     F
O manto azul da padroeira do brasil
                   E7
Nossa senhora aparecida
    Dm       Bm5-/7 Am                       Bm5-/7
Que vai se     arrastando e o povo na rua cantando
E7                       Am
É feito uma reza, um ritual
    A7           Dm          Am                B7   E7   Am    E7
É a procissão do samba abençoando a festa do divino carnaval
   Am                                  G
Portela é a deusa do samba o passado revela
                               F
E tem a velha guarda como sentinela
                                         E7
E é por isso que eu ouço essa voz que me chama
   Am                                    G
Portela sobre a tua bandeira este divino manto
                              F        E7        Am
Tua águia altaneira, espírito santo no templo do samba
G7                  C
As pastoras e os pastores
G7                C
Vem chegando da cidade da favela
G7                    C
Para defender as tuas cores
       B7                      E7
Como fiéis na santa missa da capela
A7      Dm             E7           Am
Salve o samba, salve a santa, salve ela
A7      Dm           E7           Am
Salve o manto azul e branco da portela
                Dm            G7          C      E7
Desfilando triunfal sobre o altar do carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário