terça-feira, 18 de julho de 2006

Pérola negra

Luiz Melodia tem nome de sambista, pinta de sambista, é nascido e criado reduto de sambistas (o bairro carioca do Estácio), mas jamais foi sambista, embora nada tenha contra o samba. Apenas faz um gênero de música diferente, a música de Luiz Melodia, que reflete influências de blues, rock, soul e até de samba-canção, enfim de um universo habitado por Billie Holiday, B. B. King, o tecladista-arranjador Taj Mahal, os Beatles, Jorge Ben e Maria Bethânia, artistas que ele curte e admira.

Um pouco disso tudo, misturado à sua maneira, deu composições como “Pérola Negra”, uma canção de amor diferente, confessional, rude, instigante: “Tente passar pelo que estou passando / tente apagar este teu novo engano / tente me amar pois estou te amando / baby, te amo, nem sei se te amo / (...) / arranje algum sangue / escreva no pano / pérola negra, te amo, te amo...”

Peça fundamental na obra de Luiz Melodia, “Pérola Negra” foi composta em 1969, quando ele tinha dezoito anos, recebendo originalmente o título de “My Black”. Dois anos depois, por sugestão do poeta Waly Salomão, que apresentou Luiz a Gal Costa, “My Black” passou a chamar-se “Pérola Negra”, sendo lançada pela cantora no show “Fa-Tal” e em seguida no elepê homônimo, com grande sucesso (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Peróla Negra (1972) - Luiz Melodia - Intérprete: Gal Costa

LP Fa-Tal Gal A Todo Vapor / Título da música: Pérola Negra / Luiz Melodia (Compositor) / Gal Costa (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1971 / Nº Álbum: 6349 020/1 / Disco 1 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Canção / MPB.

D7+                            F#m7
Tente passar pelo que estou passando
Am7     D7                   G7+
Tente apagar este teu novo engano
 Gm7      C7/9               D7+
Tente me amar pois estou te amando
B7/9-   E7/G              A7
Baby te amo nem sei se te amo
D7+                            F#m7
Tente usar a roupa que estou usando
Am7     D7                   G7+
Tente esquecer em que ano estamos
 Gm7          C7/9               D7+
Arranje algum sangue escreva num pano
B7/9-   E7/G            A7
Pérola negra te amo, te amo
D7+                           F#m7
Rasgue a camisa enxugue meu pranto
Am7            D7                   G7+
Como prova de amor mostre teu novo canto
 Gm7         C7/9               D7+
Escreva no quadro em palavras gigantes
B7/9-   E7/G            A7
Pérola negra te amo, te amo
D7+                              F#m7
Tente aprender tudo mais sobre o sexo
Am7        D7                 G7+
Peça meu livro querendo te empresto
 Gm7           C7/9             D7+
Se inteire da coisa sem haver engano
B7/9-   E7/G                A7
Baby te amo, nem sei se te amo
B7/9-   E7/G            A7
Pérola negra te amo, te amo
     D7+
Meu amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário