domingo, 28 de maio de 2006

Lança-perfume

No auge da carreira, no começo dos anos oitenta, Rita Lee conseguiu emplacar dois álbuns seguídos, com várias faixas nas paradas. No segundo, por exemplo, além da citada “Baila Comigo”, destacaram-se “Bem Me Quer”, “Caso Sério”, “Nem Luxo Nem Lixo”, “Orra Meu” e “Lança-Perfume”, este possivelmente o seu maior sucesso.

Uma canção bem ao estilo da dupla Lee/Carvalho, a maliciosa “Lança-Perfume” faz a ligação entre o rock dançante e o carnaval, uma combinação havia muito almejada por nossos compositores: “Lança menina / lança todo esse perfume/ desbaratina / não dá pra ficar imune / ao teu amor / (...) / me faz de gato e sapato / e me deixa de quatro no ato / me enche de amor, de amor...”

A melodia ritmicamente simples é armada sobre uma seqüência de colcheias, predominantes nos 16 primeiros compassos, uma divisão típica das marchinhas carnavalescas. Na gravação de Rita, sempre com a voz dobrada, o seguimento inicial, na introdução do arranjador Lincoin Olivetti, tem uma confessada influência dos Doobie Brothers, com os teclados em evidência na marcação, que prossegue ao longo da música.

Em depoimento para este livro, Rita Lee afirma que “a ideia de dobrar a voz era para incrementar a falta de potência mesmo, pois minha voz sempre foi mais para Nara Leão do que para Elis Regina... No fim dos anos setenta fiz uma cirurgia nas cordas vocais que me tirou graves e agudos”. Essas sobreposições de voz — que ela não utilizava no começo da carreira podem ser produzidas eletronicamente com a utilização do Harmonizer, mas Rita preferia fazê-las naturalmente, num canal separado, para obter um efeito mais macio e consistente, no que alcançou um alto grau de perfeição.

“Lança-Perfume”, que também foi um show espetacular, fez sucesso no exterior, atingindo o primeiro lugar no hit parade francês, em versão intitulada “Question de Choix”, cantado por Henri Salvador. Seria ainda gravado no Japão e figuraria durante três semanas na parada do Billboard, em gravação instrumental que chegou ao 7° lugar (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Lança-perfume (1981) - Rita Lee e Roberto de Carvalho - Intérprete: Rita Lee

LP Rita Lee / Título da música: Lança-perfume / Rita Lee (Compositora) / Roberto de Carvalho (Compositor) / Rita Lee (Intérprete) / Gravadora: Som Livre / Ano: 1980 / Álbum: 403.6217 / Lado A / Faixa 1.

D       Bm7          Em7          A7    D      Bm7
Lança menina   Lança todo esse perfume, desbaratina
       Em7        A7
Não dá pra ficar imune
F       Dm7         Gm7          C7   A7/4(9)  A7(9)
Ao teu amor que tem cheiro de coisa maluca,
D           Bm7
Vem cá, meu bem
      Em7       A7    D        Bm7
Me descola um carinho eu sou neném
      Em7         A7
Só sossego com beijinho
F        Dm7     Gm7        C7       A7/4(9)
Vê se me dá o prazer de ter prazer comigo
           Ab7(#11)
Me aqueça
G7M             D7M
     Me vira de ponta cabeça
G7M            D7M      D7
     Me faz de gato e sapato
Gm7  C7       F         Dm7
E me deixa de quatro no ato
Gm7     C7        F        Em7
     Me enche de amor, de amor
A7   Em7    A7   Em7  A7       D
     Lança,           lança perfume
               Em7    A7   Em7  A7       D
Oh, oh, oh, oh lança,           lança perfume
               Em7    A7  Em7    A7       D
Oh, oh, oh, oh lança,     lança, lança perfume
Em7   A7   Em7   A7   B7/4(9)
Lan---ça         per--fume

Nenhum comentário:

Postar um comentário