segunda-feira, 17 de julho de 2006

Papel machê

José Carlos Capinan
Inspirado pelas esculturas em papier mâché de Ângela Bosco, mulher de João Bosco, o poeta José Carlos Capinan compôs a letra deste romântico bolero, mais cubano do que mexicano: “Cores do mar / festa do sol / vida é fazer todo o sonho brilhar / (...) / e depois acordar / sendo o seu colorido brinquedo / de papel marchê...”

Incluído em Gagabirô, um dos melhores discos de João Bosco, “Papel Marchê” tem na introdução um glissé do baixista Jamil Joanes que acabou se identificando à bela melodia. Cantando várias frases em falsete, o que fascina a plateia feminina, João arremata a canção com uma variação sobre o tema da segunda parte, entoando sons meio afros, que passaram a ser uma de suas marcas como intérprete e poderiam remeter a Clementina de Jesus, com quem ele realizara uma temporada anos antes, no Projeto Pixinguinha.

A popularidade de “Papel Marchê” duplicou quando a canção foi incluída na trilha da telenovela “Corpo a Corpo”, exibida no período de dezembro de 84 a junho de 85 (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

(*) Nota: O título da música é um mal-escrito do papel machê, ou "papier mâché", uma massa feita de papel usada para moldar objetos, citada na canção como matéria-prima de um brinquedo ao qual o eu-lírico se compara. O título foi, posteriormente, corrigido quando do lançamento do álbum Acústico, mas vários lançamentos da música ainda trazem o título original.

Papel Marchê (1985) - João Bosco e Capinan - Intérprete: João Bosco

LP Gagabirô / Título da música: Papel Marchê (*) / Capinan (Compositor) / João Bosco (Compositor) / João Bosco (Intérprete) / Gravadora: Barclay / Ariola / Ano: 1984 / Nº Álbum: 823 694-1 / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Bolero.


Tom: F7+

Intro: F7+  Dm7/9  C7+/5+  A7/5+
D7/9  G7/13  Db7/9+  C7+  C7/9

F7+
Cores do mar,
Dm7/9
Festa do sol,
C7+/5+                 A7/5+
Vida é fazer todo sonho brilhar
Fm7
Ser feliz,
G7/13 Db7/9+
No teu colo dormir
C7+
E depois acordar,
A7/5+
Sendo o seu colorido
D7/9      G7/13   C7+    E7/9-
Brinquedo  de papel machê
Am7+                 F7+
Dormir no teu colo é tornar a nascer

Dm7/9
Violeta e azul
Em7           A7/5+
Outro ser, luz do querer
F7+
Não vá desbotar
Dm7/9
Lilás cor do mar
C7+/5+
Seda cor do batom
A7/5+
Arco-Íris crepom
D7/9
Nada vai desbotar
G7/13     Db7/9+  C7+   E7/9-
Brinquedo  de papel machê
(Repete introdução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário