quarta-feira, 12 de abril de 2006

Leno e Lílian

Leno e Lílian. Dupla vocal formada por Lílian (Sílvia Lília Barrie Knapp, Rio de Janeiro RJ 1948-) e Leno (Gileno Osório Wanderley de Azevedo, Natal RN 1949-). 

A cantora, compositora e modelo Lílian começou a se apresentar com sucesso ao lado do compositor Leno durante a década de 1960, no programa Jovem Guarda, da TV Record, de São Paulo SP, gravando pela CBS em 1966 o compacto simples Devolva-me (Lílian e Renato Barros), além de Pobre menina (Russell, versão de Leno), seu primeiro sucesso. 

Nesse mesmo ano a dupla gravou o LP Leno e Lílian (CBS), incluindo Devolva-me, Pobre menina e ainda Eu não sabia que você existia (Renato Barros e Tony), gravando no ano seguinte o LP Não acredito, que apresentou, entre outros, Não acredito (Neil Diamond, versão de Rossini Pinto), e Coisinha estúpida (Carson Parks, versão de Leno).

A dupla se apresentou em rádios, televisões e shows em todo o país, dissolvendo-se em 1968, passando os cantores a atuar individualmente, quando Leno gravou o LP Leno (CBS), que incluía, de Renato Barros, Papel picado e A pobreza.

No ano seguinte, gravou A festa dos seus quinze anos (CBS), incluindo, além da faixa-título (Ed Wilson), E quando você me deixou (Pedro Paulo e Getúlio Cortes).

Em 1972 a dupla voltou a gravar na CBS, realizando o LP Leno e Lílian, que incluía, entre outros, Deus é quem Sabe (Raul Seixas) e Esqueça e perdoe (Getúlio Cortes), gravando no ano seguinte o segundo Leno e Lílian, com Mesmo sem luar (Charden) e Amantes de verão (Ramírez), ambas versões de Fred Jorge.

Em 1995 participaram dos shows e discos comemorativos dos 30 anos da Jovem Guarda. Continuam se apresentando, em dupla ou separadamente, em shows e gravações ocasionais.

Veja também



Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha, SP, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário