sexta-feira, 14 de abril de 2006

Sérgio Murilo

Sérgio Murilo (Rio de Janeiro RJ 2/8/1941-19/2/1992). Carioca, começa na carreira artística aos 12 anos, como apresentador infantil da TV Rio. Poucos anos depois ganha prêmios como cantor em programas de rádio, participando do elenco do programa Trem da Alegria, da Rádio Tamoio.


Em 1958 estreia no cinema, com o filme "Alegria de Viver", e no ano seguinte canta na Rádio Nacional e é contratado pela Columbia, que lança "Menino Triste" e "Mudou Muito".

Em seguida, graças a outros sucessos como Broto legal, "Rock de Morte" e "Marcianita" (regravada mais tarde por Caetano Veloso), surge o primeiro LP, "Sergio Murilo".

A Revista do Rock o elegeu Rei do Rock por suas versões de sucessos norte-americanos, notadamente de Paul Anka e Neil Sedaka. Nos anos 60 apresentou o programa Alô Brotos com Sônia Delfino da TV Tupi e depois morou por uma época no Peru.

No final da década de 1960 e início 1970 gravou vários compactos pelo selo Continental, porém sem obter sucesso.

Em 1975, foi lançada pelo selo Entré/CBS o LP "Os grandes sucessos de Sérgio Murilo", que incluiu sucessos como "Marcianita"; "Oh! Carol"; "Broto Legal" e "Adam And Eve", entre outros. Em 1976, sua interpretação para a balada "Broto legal" voltou às paradas de sucesso ao ser incluída na trilha sonora da novela "Estúpido cupido", da TV Globo, sendo ainda relançada pela CBS em compacto simples trazendo no lado B o sucesso "Marcianita".

Em 1989, lançou, de forma independente, o LP "Sérgio Murilo", interpretando as composições "Viver É Ser Bom"; "Tarde de Verão" e "Os Dias Não São Iguais", as três de Paulo Sette; "Rebuscando", de Paulo Sette e Marcondes; "Tira-teima" e "Descendo Pelo São Francisco", de Paulo Sette e Leonardo de Souza; "Curvas & Ciladas" e "Tapete Mágico", de Paulo Sette e Cícero Pestana; "Calmaria do Meu Porto", de Paulo Sette e Pery Pereira; "Fuga" e "Na Próxima Semana", de Márcio Monteiro e Marcos Monteiro; "Outro Astral", de Gilson e Joran; "Armadilhas", de Savalla, e "Apesar dos Pesares", de Rita Ribeiro e Frank Gal.

O cantor morreu no dia 19 de fevereiro de 1992, vítima de atrofia cerebral e insuficiência renal, aos 50 anos de idade. Infelizmente seu nome se tornou muito pouco conhecido nos dias atuais, e poucos são as referências que podem ser encontradas a seu respeito atualmente.

Em 2000, teve seus LPs do período de 1959 a 1962 relançados pela Sony na coleção "Jovem Guarda".

Veja também:































Fontes: CliqueMusic : Artista : Sérgio Murilo; Dicionário Cravo Albin da MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário