sexta-feira, 14 de abril de 2006

Rosemary

Rosemary (Rosemeire Gonçalves) nasceu no bairro de Bonsucesso, Rio de Janeiro (RJ), em 7/12/1945. Aos oito anos, cantou no programa O Clube do Guri, da TV Tupi do Rio Janeiro. Atuou como amadora até seus 14 anos, em 1959, quando adotou o nome artístico de Rosemary.

Em junho de 62 gravou seu primeiro disco 78 na Continental, Eu Sei, uma versão do sucesso de Bárbara George, I Know. Em seguida, assinou contrato com a RCA, onde gravou vários compactos e lançou em português os sucessos de Rita Pavone.

Em 1964, gravou seu primeiro LP, intitulado Igual a ti não há ninguém (RCA). Até meados da década de 70 atuou em temporadas no Rio em boates como Sucata (no show Nossa Escola de Samba) e Night and Day, ao lado de Pery Ribeiro.

A partir de 1976, sua carreira nos palcos tomou impulso por conta de seus shows dirigidos por Abelardo Figueiredo, como Rose Rose Rosemary, no Beco (SP), ficando oito meses em cartaz, excursionando pelo exterior. Em 79, voltou ao Beco com o show Meu Brasil Brasileiro, levado posteriormente a Paris, Londres, Lisboa, Bonn e Estados Unidos, onde no ano seguinte apresentou-se para ex-presidente Jimmy Carter, nas dependências da Casa Branca, cantando Manhã de Carnaval, Feelings e Aquarela do Brasil.

Em 1982, voltou a ter uma música nas paradas: a balada pop Jóia (“Sou uma mulher/ Preciso ser amada”), de Roberto e Erasmo Carlos, gravada em compacto. Na década de 80 realizou shows como Rosemary Paixão e Rosemary Mulher e trabalhou em novelas, como Ti-ti-ti e Cambalacho, da TV Globo.

Em 1989, lançou Na Trilha dos Amores, gravado em plena temporada da cantora no Palladium (SP). Gravou também em dueto com Amado Batista e em 1996, lançou o CD Espelho. Em 2000, fez uma turnê por 17 cidades chinesas.

Veja também:



Fonte: Cliquemusic.
Postar um comentário