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Luiz Gonzaga |
Como peça abre-alas, "Baião" apresenta o ritmo, com forte ênfase na síncope do segundo tempo, e ensina como dançá-lo, ao mesmo tempo em que convida o ouvinte a aderir à novidade. Tudo isso sobre uma melodia cheia de sétimas menores, semelhante às cantigas de cantadores do Nordeste.
A bemolização da sétima nota do acorde representaria o devaneio de um possível elo entre o baião e o blues, mas na verdade remete ao ancestral mouro da música nordestina. A nostalgia, a possibilidade de improviso, a tendência constante de caminhar em busca da tônica e de bemolizar a terça, a quinta e a sétima, estão presentes nos blues, nas cantigas nordestinas e no canto da Andaluzia.
A bemolização da sétima nota do acorde representaria o devaneio de um possível elo entre o baião e o blues, mas na verdade remete ao ancestral mouro da música nordestina. A nostalgia, a possibilidade de improviso, a tendência constante de caminhar em busca da tônica e de bemolizar a terça, a quinta e a sétima, estão presentes nos blues, nas cantigas nordestinas e no canto da Andaluzia.
Baião (baião, 1946) - Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Disco 78 rpm / Título da música: Baião / Autoria: Teixeira, Humberto, 1916-1979 (Compositor) / Gonzaga, Luiz (Compositor) / Quatro Ases e um Coringa (Intérprete) / Imprenta [S.l.]: Odeon, 1946 / Nº Álbum 12724 / Lado B / Gênero musical: Baião
Tom: C C7 Eu vou mostrar pra vocês Como se dança o baião E quem quiser aprender F7 É favor prestar atenção Morena chega pra cá Bem junto ao meu coração D7 Agora é só me seguir G7 C Pois eu vou dançar o baião F7 Eu já dancei balancê Xamego, samba e xerém Mas o baião tem um quê Que as outras dancas não têm Oi quem quiser é só dizer D7 Pois eu com satisfação C Vou dançar cantando o baião F7 Eu já cantei no Pará Toquei sanfona em Belém Cantei lá no Ceará E sei o que me convém Por isso eu quero afirmar D7 Com toda convicção G7 C Que sou doido pelo baião
Fonte: A Canção no Tempo - Vol. 1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.
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