sexta-feira, 14 de abril de 2006

Nelson Gonçalves


Antônio Gonçalves Sobral nasceu em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, no dia 21 de junho de 1919. Logo depois, ele mudou-se com seus pais portugueses para o bairro do Brás, em São Paulo, onde foi criado. E para sobreviver, chegou a desempenhar as atividades mais diversas.


Antes de trabalhar como garçom no bar de seu irmão na Avenida São João, em São Paulo, trabalhou como engraxate, mecânico e jornaleiro. Bastante impulsivo e violento, aos 16 anos, foi campeão paulista de box, na categoria de peso-médio.

Depois, durante o tempo em que morou no Rio, após ser recusado em várias rádios, foi finalmente crooner do Cassino Copacabana Palace, alcançando então o início da tão sonhada glória nacional.

Grande ídolo na década de 50, apresentou-se em diversas capitais e cidades brasileiras. Fora do Brasil, no Uruguai, Argentina e nos Estados Unidos, onde apresentou-se, em 1961, no lendário Radio City Hall, de Nova York. No final dos anos 50, envolveu-se com cocaína. Em 1966, chegou a ser preso em flagrante, passando um mês na Casa de Detenção. Depois caiu num ostracismo que lhe custou muito sofrimento e trabalho para se reerguer.

Apesar da vida atribulada e do temperamento quente, Nelson Gonçalves dedicou mais de cinqüenta anos de sua vida à música. Durante sua carreira, gravou mais de 2.000 canções, 183 discos em 78 rpm, 128 álbuns e vendeu cerca de 78 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina. Por seu último disco, "Ainda é Cedo" (1997), Nelson iria receber o disco de ouro.

A mais bem sucedida parceria de Nelson Gonçalves foi com o seu amigo de longa data, Adelino Moreira, um dos maiores letristas e compositores do gênero samba-canção, que compôs para Nelson mais de 370 músicas. Adelino, que ajudou a cunhar definitivamente o estilo de Nelson, esteve presente no enterro do amigo, muito emocionado, cantando trechos da música "Lua Namoradeira", tema que estava terminando de compor para a voz de Nelson.

E foi exatamente dessa parceria, a partir dos anos 50, que nasceram alguns dos maiores sucessos de Nelson, como A volta do boêmio, Deusa do asfalto, Fica comigo esta noite, Êxtase e Escultura. Eram temas românticos, em geral arrebatadores, de paixões perdidas ou imortais. E tudo devidamente embalado naquele maravilhoso vozeirão de grande extensão e muita emoção pura. E Nelson gabava-se de usar apenas um terço da potência de sua voz. A morte de Nelson Gonçalves, aos 78 anos, no sábado do dia 18 de abril de 1998, encerrou uma era na música brasileira.


Fonte: UpToDate Maio/98 - Nelson Gonçalves - A Despedida Do Boêmio - Por Walter Silva (www2.uol.com.br/uptodate/nelson/home.html)

Algumas músicas

Letras, cifras e músicas que estou atualizando. Uma prévia do que tenho de Nelson Gonçalves:











































































































































































































3 comentários:

  1. O real Valor da canção,o amor em cada palavra,a saudade em cada pensamento,uma voz imortal em meu coração!

    ResponderExcluir
  2. Não é Frank Sinatra, mas o Brasil deve valorizar sua cultura e arte, como foi este boêmio.

    ResponderExcluir
  3. Segundo o próprio Frank Sinatra, mesmo sem saber nada da lingua portuguesa, o Nelson Gonçalves é(era) a mais bonita voz que ele já ouviu! Ademais, suas canções tinham poesia, que, infelizmente, a garotada de hoje não consegue nem gostar, nem fazer!
    O Nelson, com a sua vóz, saiu da vida para entrar na história (da música popular brasileira), como disse Getúlio (o Vargas) ao referir-se a si mesmo.

    ResponderExcluir