sexta-feira, 14 de abril de 2006

Ronaldo Bôscoli

Ronaldo Bôscoli (Ronaldo Fernando Esquerdo Bôscoli), produtor e compositor nasceu no Rio de Janeiro RJ em 28/10/1928 e faleceu em 18/11/1994. Descendente de família ligada ao teatro e cinema, estreou no jornalismo assim que saiu do colégio, em 1951, no Diário da Noite, como repórter esportivo.


No mesmo ano, conheceu Vinícius de Moraes, que viria a se casar com sua irmã Lila. A seguir, foi para o jornal Última Hora, do Rio de Janeiro, onde se aproximou de Nelson Rodrigues. Em 1958 transferiu-se para a recém-fundada Manchete Esportiva e, posteriormente, para a revista Manchete.

Fez parte do pequeno grupo que deu início ao movimento da bossa nova, organizando e apresentando seus primeiros shows na Faculdade de Arquitetura e no Clube Israelita, além de escrever crônicas na Última Hora, propagando o movimento.

Em 1959, ligado a Miéle, que conhecera em 1956 e com quem formara a dupla de produtores Miéle e Bôscoli, idealizou seu primeiro pocket-show, expressão lançada por ele, apresentando, no Little Club, Odete Lara acompanhada de Sérgio Mendes e Conjunto, seguido por outros, nas boates do Beco das Garrafas, com Nara Leão, Sylvia Telles, Elis Regina, Copa Trio etc. Sua primeira música, gravada em 1957, foi Sente (com Chico Feitosa), para o LP Oh Norma, de Norma Benguel, na Odeon.

Com Carlos Lira escreveu Lobo bobo e Saudade fez um samba, também gravados na Odeon em 1959, no LP Chega de saudade, de João Gilberto, mas seu parceiro mais constante foi Roberto Menescal, que também conhecera em 1956 e com quem fez O barquinho - música de sucesso com diversas gravações no Brasil e no exterior -, Nós e o mar, Telefone, e Vagamente. Suas composições apareceram também no LP Balançamba, gravado por Lúcio Alves, na Elenco, com arranjos de Carlos Monteiro de Sousa.

Em 1962 Miele e Boscoli realizaram seu último pocket-show no Beco das Garrafas, com a dupla Wilson Simonal e Rosinha de Valença. Seguiram-se o show de bossa nova, no Golden Room do Copacabana Palace Hotel, o show de Joan Crawford em 1967, a excursão da Rhodia que levou Wilson Simonal e Luís Carlos Vinhas à Europa, além da última fase do programa de Elis Regina, na TV Record, O Fino da Bossa.

No final de 1967, casou-se com Elis Regina, casamento que durou até 1972. Em 1971 montou o show de Wilson Simonal e Sarah Vaughan no TUCA. A maior produção artística com Miele foi a transformação de Roberto Carlos em cantor romântico, no início da década de 1970. A parceria com Roberto Carlos obteve tanto êxito que a dupla dirigiu por 24 anos os seus shows no Canecão, no Rio de Janeiro.

Em 1994 foi publicado com sucesso o livro de memórias Eles e eu - Memórias de Ronaldo Bôscoli, depoimento feito a Luís Carlos Maciel e Ângela Chaves (Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1994); e, em 1997, saiu o livro Ronaldo Bôscoli, o senhor bossa nova, depoimento de José Jorge Pessanha, que trabalhou 17 anos com ele.

Algumas músicas


Veja também:


Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha, SP, 1998.

Um comentário:

  1. voces realmente não eram desse mundo voces fizeram as mais belas musicas que eu ja ouvi na vida.

    ResponderExcluir