quinta-feira, 20 de julho de 2006

Casa no campo

Incluída no excelente elepê que Elis Regina lançou em 1972 — aquele da capa com a cantora posando numa cadeira de vime e cujo repertório ostentava ainda músicas como “Águas de Março”, “Mucuripe” e “Nada Será como Antes” —, “Casa no Campo” acabou se tornando uma espécie de manifesto de intenções de boa parte da juventude da época:

“Eu quero uma casa no campo! (...) / onde eu possa ficar do tamanho da paz / (...) / eu quero carneiros e cabras pastando / (...) / meu filho de cuca legal / (...) / eu quero uma casa no campo / (...) / onde eu possa plantar meus amigos / meus discos e livros / e nada mais...”

O sucesso desta canção surpreendeu até mesmo o seu letrista, Zé Rodrix, que relembra: “Na época, integrando o grupo Som Imaginário, eu viajava de ônibus para Goiânia, numa turnê com Gal Costa, quando avistei pela janela uma plácida paisagem de macelas-do-campo, contrastando com o difícil momento profissional que eu vivia...”

Então, inspirado pela paisagem, ele escreveu, ainda na estrada, a letra de “Casa no Campo” que musicada pelo guitarrista mineiro Tavito concorreu no VI FIC, em 71, que tinha seu júri presidido por Elis Regina. Ao ouvir a composição, a cantora resolveu gravá-la, dando-lhe uma suave interpretação em consonância com o desejo de vida alternativa exposto nos versos, lançando-a num compacto juntamente com outra música — “Nada Será como Antes” — que complementava aqueles ideais. Quando chegou a hora de gravar o elepê (o primeiro que fez com arranjos de César Camargo Mariano), Elis já tinha duas canções para puxar a vendagem .

Posteriormente, “Casa no Campo” internacionalizou-se, em gravações da orquestra de Paul Mauriat e de Orneila Vanoni, cantando em Italiano Há também uma gravação importante de Tavito e coro à cappela, realizada 1979. Já Zé Rodrix, que com Sá e Guarabira é considerado responsável pela criação do chamado rock rural, confessou em entrevista à Folha de S. Paulo que “nunca acreditou muito nesse papo de campo”, considerando-se um sujeito cem por cento urbano (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Casa no Campo (1972) - Zé Rodrix e Tavito - Intérprete:Elis Regina

LP Elis / Título da música: Casa no Campo / Zé Rodrix (Compositor) / Tavito (Compositor) / Elis Regina (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1972 / Nº Álbum: 6349 032 / Lado B / Faixa 5 / Gênero musical: Canção / MPB.

Tom: A

Intro: Bb F Eb Bb F Eb C

C
Eu quero uma casa no campo
C7+                    G/A         A7
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
Bb7+                 Cm7   Dm7
E tenha somente a certeza
Eb7+          Ab7+          C   Bb/C
Dos amigos do peito e nada mais
C
Eu quero uma casa no campo
C7+                    G/A       A7
Onde eu possa ficar no tamanho da paz
Bb7+                Cm7    Dm7
E tenha somente a certeza
Eb7+     Ab7+          F
Dos limites do corpo e nada mais
Dm                            G/A      A7
Eu quero carneiros e cabras pastando solenes
No meu jardim
Dm           Fm/Ab       G7
Eu quero o silêncio das línguas cansadas
C               C7
Eu quero a esperança de óculos
F             F#o
E um filho de cuca legal
C          Am                   Bb
Eu quero plantar e colher com a mão
F/A        F/G  G7
A pimenta e o sal
C
Eu quero uma casa no campo
C7+                     G/A     A7
Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé
Dm        Em                  D/F#
Onde eu possa plantar meus amigos
F/G             G7
Meus discos e livros
C   (F C D G F C)
E nada mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário