Em setembro de 1961, Carlos Lyra fundou, juntamente com Oduvaldo Viana Filho, Ferreira Gullar e outros companheiros, o CPC (Centro Popular de Cultura) da União Nacional dos Estudantes. Na ocasião, o compositor começava a considerar a bossa nova apenas uma forma musical moderninha de repetir as mesmas coisas românticas de sempre.
Isso refletiu-se em sua produção que, sem afastar-se de todo do romantismo, passou a tomar contornos nacionalistas, a partir de composições como “Mister Golden”, “Canção do Subdesenvolvido” e este surpreendente “Influência do Jazz”, que questionava tendências observadas em sambas da época (“Pobre samba meu / foi se misturando, se modernizando / e se perdeu...”). Bem sincopado, o samba mesclava tradição e modernidade, lembrando sua melodia, propositalmente, canções americanas como “Indian Love Call”, da opereta “Rose-Marie” e “You Were Meant for Me”, do filme “Cantando na Chuva”.
“Influência do Jazz” foi lançado pelo Tamba Trio (Luís Eça, Hélcio Milito e Bebeto) num programa de Zé Trindade, transmitido aos domingos pela TV Rio. O motivo da presença do Tamba no programa cômico era que seus componentes estavam iniciando carreira e o pessoal da televisão arranjara aquela brecha no horário nobre para apresentá-los, embora o conjunto e a música nada tivessem a ver com o humor do Zé. Em seguida, “Influência do Jazz” tornou se sucesso, sendo até executado duas vezes no famoso show de bossa nova no Carnegie Hall, por Lira e o Quarteto de Oscar Castro Neves (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).
Influência do Jazz (samba, 1962) - Carlos Lyra
LP Depois do Carnaval - O Sambalanço de Carlos Lyra / Título da música: Influência do jazz / Carlos Lyra (Compositor) / Carlos Lyra (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1962 / Álbum: P 630.492 L / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Samba.
Isso refletiu-se em sua produção que, sem afastar-se de todo do romantismo, passou a tomar contornos nacionalistas, a partir de composições como “Mister Golden”, “Canção do Subdesenvolvido” e este surpreendente “Influência do Jazz”, que questionava tendências observadas em sambas da época (“Pobre samba meu / foi se misturando, se modernizando / e se perdeu...”). Bem sincopado, o samba mesclava tradição e modernidade, lembrando sua melodia, propositalmente, canções americanas como “Indian Love Call”, da opereta “Rose-Marie” e “You Were Meant for Me”, do filme “Cantando na Chuva”.
“Influência do Jazz” foi lançado pelo Tamba Trio (Luís Eça, Hélcio Milito e Bebeto) num programa de Zé Trindade, transmitido aos domingos pela TV Rio. O motivo da presença do Tamba no programa cômico era que seus componentes estavam iniciando carreira e o pessoal da televisão arranjara aquela brecha no horário nobre para apresentá-los, embora o conjunto e a música nada tivessem a ver com o humor do Zé. Em seguida, “Influência do Jazz” tornou se sucesso, sendo até executado duas vezes no famoso show de bossa nova no Carnegie Hall, por Lira e o Quarteto de Oscar Castro Neves (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).
Influência do Jazz (samba, 1962) - Carlos Lyra
LP Depois do Carnaval - O Sambalanço de Carlos Lyra / Título da música: Influência do jazz / Carlos Lyra (Compositor) / Carlos Lyra (Intérprete) / Gravadora: Philips / Ano: 1962 / Álbum: P 630.492 L / Lado A / Faixa 2 / Gênero musical: Samba.
Em7 A7(b9) D7M B7(b9) Pobre samba meu Em7 A7/9 D7M D6/9 Foi se misturando se modernizando, e se perdeu Am7 D7(b9) E o rebolado cadê?, não tem mais G#m7(b5) Gm6 Cadê o tal gingado que mexe com a gente D6/F# F° Em7 Coitado do meu samba mudou de repente A7/13 D6/9 B7(b9) Influência do jazz Em7 A7(b9) D7M B7(b9) Quase que morreu Em7 A7/9 D7M E acaba morrendo, está quase morrendo, não percebeu D6/9 Am7 D7(b9) Que o samba balança de um lado pro outro G#m7(b5) Gm6 O jazz é diferente, pra frente pra trás D6/F# F° Em7 E o samba meio morto ficou meio torto A7/13 D6/9 Influência do jazz G#m7/11 G7(#11) F#m7 B7/9 F#m7 B7/9 No afro-cubano, vai complicando F#m7 B7/9 F#m7 B7/9 Vai pelo cano, vai G#m7 C#7/9 G#m7 C#7/9 Vai entortando, vai sem descanso F#m7 Fm7 Em7 A7(b9) Vai, sai, cai... no balanço! Em7 A7(b9) D7M B7(b9) Pobre samba meu Em7 A7/9 D7M D6/9 Volta lá pro morro e pede socorro onde nasceu Am7 D7(b9) Pra não ser um samba com notas demais G#m7(b5) Gm6 Não ser um samba torto pra frente pra trás D6/F# F° Em7 Vai ter que se virar pra poder se livrar A7/13 D6/9 Da influência do jazz
de quem é esta gravação de "Influência do Jazz"? se possível, poderia me enviar em mp3?
ResponderExcluir