quarta-feira, 14 de junho de 2006

Coração de estudante

Composto em 1983 para o filme “Jango”, de Sílvio Tendler, “Coração de Estudante” é o tema de João Goulart, que o acompanha nos momentos mais dramáticos como o comício da Central, o exílio e a morte. Nessas circunstâncias a música deveria ao mesmo tempo ser triste e passar uma mensagem de esperança.

Encarregado da tarefa, Wagner Tiso compôs uma melodia tocante, mas em tom maior, no caso sol maior, inspirada na cena dos garis varrendo a rua no dia seguinte ao comício. Aliás, tem como mote central um tema cigano, origem também de ancestrais do compositor. Para a gravação da trilha do filme, Wagner combinou um solo de sax-soprano com acompanhamento de piano e contrabaixo.

Após a estréia de “Jango”, Milton Nascimento fez a letra da canção, baseado na lembrança do enterro do estudante Edson Luís, morto pela polícia em 68, cantando-a nos três shows realizados no Palácio das Convenções de São Paulo, em novembro de 83. Gravado ao vivo, o espetáculo resultou num elepê, que mostrava ainda “Menestrel das Alagoas”, composição dedicada por Milton e Fernando Brant ao senador Teotônio Vilela.

“Coração de Estudante” é realmente um hino de fé e esperança na juventude, bem adequado àquele momento em que o país se livrava de uma ditadura: “Coração de estudante / há que se cuidar da vida / há que se cuidar do mundo / tomar conta da amizade / alegria e muito sonho / espalhados no caminho / verdes, planta e sentimento / folhas, coração, juventude e fé...”

A canção tornou-se ainda o hino da campanha pelas eleições diretas, em 1984, e em seguida hino da chamada Nova República, com a eleição de Tancredo Neves pelo Congresso. Quando Tancredo morreu, em abril de 85, “Coração de Estudante” seria a música executada nas transmissões do funeral pelas televisões, porém, já em nova versão de Tiso para o seu disco instrumental homônimo. Nesta versão, ouve-se o solo de uma flautinha andina, gravado a pedido do cartunista Henfil, mineiro como Wagner Tiso e Tancredo. Aliás, existe em Minas uma flor muito comum chamada “coração de estudante” (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Coração de Estudante (1983) - Milton Nascimento e Wagner Tiso - Intérprete: Milton Nascimento

LP Milton Nascimento Ao Vivo / Título da música: Coração de Estudante / Milton Nascimento (Compositor) / Wagner Tiso (Compositor) / Milton Nascimento (Intérprete) / Gravadora: Barclay / Ariola / Ano: 1983 / Nº Álbum: 817 307-1 / Lado A / Faixa 1 / Nota: Gravado ao vivo no Palácio das Convenções do Anhembi - São Paulo, nos dias 01, 02 e 03 de novembro de 1983.


(intro) B/C  Bb/C

Bb/C                F
Quero falar de uma coisa
                   Gm
Adivinha onde ela anda
            F/A       Bb
Deve estar dentro do peito
Bb/C Bb   Gm/A  A7/9-  Dm
Ou     caminha  pelo   ar
                    F6
Pode estar aqui do lado
                      F5+
Bem mais perto que pensamos
Dm               Bb/D
A folha da juventude
          Gm          Bb6  Bb/C
É o nome certo desse amor

                   F
Já podaram seus momentos
                 Gm
Desviaram seu destino
            F/A   Bb
Seu sorriso de menino
Bb/C Bb  Gm/A   A7/9-  Dm
Tan..tas vezes se escondeu
F7                   F6
Mas renova-se a esperança
F5+                 F  C/E
Nova aurora a cada dia
Dm                     Bb/C
E há que se cuidar do broto
                      Bb/D  C/E  F4    F  Bb/C
Pra que a vida nos dê flor  e    fruto

Bb/C            F
Coração de estudante
                    Gm
Há que se cuidar da vida
            F/A       Bb
Há que se cuidar do amor
Bb/C Bb Gm/A   A7/9- Dm
Tomar   conta da amizade
F7                F6
Alegria e muito sonho
F5+              F    C/E
Espalhados no caminho
Dm                  Bb/C
Verde, planta, sentimento
        Bb/D     C/E        F
Folha, coração, juventude e fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário